Publicação
Gerenciamento de riscos corporativos no setor público
| Resumo: | Os benefícios do gerenciamento de riscos são fatores positivos para a gestão das organizações decorrentes da implementação do modelo, os quais são apontados pela literatura. A utilização do modelo no setor público é fomentada pelos órgãos de controle como um mecanismo de aprimoramento da gestão pública. No entanto, algumas pesquisas demonstram que um dos principais obstáculos apontados pelos gestores para a adoção do ERM é a falta de clareza em relação aos benefícios a serem obtidos. Nesse contexto, esta pesquisa buscou identificar os benefícios para o aprimoramento da gestão pública, percebidos pelos gestores das organizações públicas, decorrentes da implementação do gerenciamento de riscos. Os resultados demonstram que os gestores perceberam, em média, 86% dos 22 benefícios listados, o que revela que a implemenatção do ERM tem auxiliado no aprimoramento da gestão pública. Adicionalmente, os dados demonstram que há uma relação positiva entre a maturidade em ERM e a quantidade de benefícios percebidos pelos gestores, mas que mesmo em níveis mais baixos de maturidade, o percentual de benefícios obtidos é significativo. De maneira contrária, observou-se uma relação negativa entre a maturidade em ERM e a perceção de dificuldades na implementação e manutenção do modelo. Por último, ao incluir o sistema de gestão na análise, notou-se que as organizações que possuem um nível de maturidade em ERM mais elevado, tendem a perceber mais benefícios a nível de gestão estratégica quando comparado com aqueles relacionados com a gestão operacional, ao contrário do que se observa nas organizações com níveis menos maduros em ERM. |
|---|---|
| Autores principais: | Rebelo, Marina de Sousa Santos Garcia |
| Assunto: | Gerenciamento de riscos corporativos Gestão do risco ERM Administração pública -- Public administration Gestão pública Risco Enterprise risk management Public management Risk Modelos de risco |
| Ano: | 2020 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | dissertação de mestrado |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | ISCTE |
| Idioma: | português |
| Origem: | Repositório ISCTE |
| Resumo: | Os benefícios do gerenciamento de riscos são fatores positivos para a gestão das organizações decorrentes da implementação do modelo, os quais são apontados pela literatura. A utilização do modelo no setor público é fomentada pelos órgãos de controle como um mecanismo de aprimoramento da gestão pública. No entanto, algumas pesquisas demonstram que um dos principais obstáculos apontados pelos gestores para a adoção do ERM é a falta de clareza em relação aos benefícios a serem obtidos. Nesse contexto, esta pesquisa buscou identificar os benefícios para o aprimoramento da gestão pública, percebidos pelos gestores das organizações públicas, decorrentes da implementação do gerenciamento de riscos. Os resultados demonstram que os gestores perceberam, em média, 86% dos 22 benefícios listados, o que revela que a implemenatção do ERM tem auxiliado no aprimoramento da gestão pública. Adicionalmente, os dados demonstram que há uma relação positiva entre a maturidade em ERM e a quantidade de benefícios percebidos pelos gestores, mas que mesmo em níveis mais baixos de maturidade, o percentual de benefícios obtidos é significativo. De maneira contrária, observou-se uma relação negativa entre a maturidade em ERM e a perceção de dificuldades na implementação e manutenção do modelo. Por último, ao incluir o sistema de gestão na análise, notou-se que as organizações que possuem um nível de maturidade em ERM mais elevado, tendem a perceber mais benefícios a nível de gestão estratégica quando comparado com aqueles relacionados com a gestão operacional, ao contrário do que se observa nas organizações com níveis menos maduros em ERM. |
|---|