Publicação
Perceção da cidadania digital entre pessoas pobres, adultas e idosas, utilizadoras de Telecentros, em Belo Horizonte
| Resumo: | Com a hegemonia da sociedade da informação cresce a infoexclusão entre as pessoas pobres, adultas e idosas. O principal objetivo deste estudo é contribuir para uma maior compreensão do conceito de cidadania digital e sua perceção entre pessoas pobres, adultas e idosas, que utilizam Telecentros 1 em Belo Horizonte, no Brasil, e verificar se estas pessoas participam no processo de interação social. Seguindo uma abordagem exploratória, foi desenvolvido um focus-group, que nos permitiu recolher dados em espaços de inclusão digital. Pretendemos assim enquadrar teoricamente os conceitos de inclusão digital, cidadania digital e interacionismo simbólico; e verificar como estes conceitos são percecionados por sujeitos idosos e adultos, utilizadores de Telecentros, em Belo Horizonte. Os resultados obtidos indicam haver predisposição para a mudança de hábitos sociais, económicos, e para a interação social dessas pessoas. Demonstram que os indivíduos lutam para adquirir capacidades que os habilitem a diminuir o fosso digital, agravado pela sua condição etária e socioeconómica, mas o modo como pensam e a conduta social que denotam é ainda insuficiente para considerar que têm um pleno exercício de cidadania digital. |
|---|---|
| Autores principais: | Haddad, S. |
| Outros Autores: | Oliveira, A. |
| Assunto: | Inclusão digital Cidadania digital Interacionismo simbólico Telecentro Adultos e idosos |
| Ano: | 2017 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | documento de conferência |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | ISCTE |
| Idioma: | português |
| Origem: | Repositório ISCTE |
| Resumo: | Com a hegemonia da sociedade da informação cresce a infoexclusão entre as pessoas pobres, adultas e idosas. O principal objetivo deste estudo é contribuir para uma maior compreensão do conceito de cidadania digital e sua perceção entre pessoas pobres, adultas e idosas, que utilizam Telecentros 1 em Belo Horizonte, no Brasil, e verificar se estas pessoas participam no processo de interação social. Seguindo uma abordagem exploratória, foi desenvolvido um focus-group, que nos permitiu recolher dados em espaços de inclusão digital. Pretendemos assim enquadrar teoricamente os conceitos de inclusão digital, cidadania digital e interacionismo simbólico; e verificar como estes conceitos são percecionados por sujeitos idosos e adultos, utilizadores de Telecentros, em Belo Horizonte. Os resultados obtidos indicam haver predisposição para a mudança de hábitos sociais, económicos, e para a interação social dessas pessoas. Demonstram que os indivíduos lutam para adquirir capacidades que os habilitem a diminuir o fosso digital, agravado pela sua condição etária e socioeconómica, mas o modo como pensam e a conduta social que denotam é ainda insuficiente para considerar que têm um pleno exercício de cidadania digital. |
|---|