Publicação

Democracia digital? Os usos da Internet pelos sindicatos da saúde

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Os movimentos sindicais dos países capitalistas desenvolvidos vêm enfrentando uma crise profunda desde os anos 70. As suas causas são múltiplas, nelas se mesclando fatores que lhes são exógenos com outros endógenos, remetendo para a sua burocratização. Visando revitalizar-se, eles têmvindo a implementar ações diversificadas, onde se conta a adoção das TIC e da Internet. Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre a adoção e os usos da Internet pelos sindicatos da saúde. Visou-se compreender se eles estão a permitir ou não o aprofundamento da democracia organizacional, fator essencial para a revitalização. Concluiremos afirmando que, atendendo ao carácter estático e à escassa interatividade que caracterizam os sítios oficiais destes sindicatos e ao modo como as restantes plataformas disponíveis na Internet são usadas, se está perante o desperdiçar de uma oportunidade de contribuir para o aprofundar das formas democráticas de governo associativo e, por conseguinte, de fortalecer o sindicalismo.
Autores principais:Marques Alves, P.
Assunto:Sindicalismo Crise Revitalização Internet Democracia digital
Ano:2015
País:Portugal
Tipo de documento:artigo
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:ISCTE
Idioma:português
Origem:Repositório ISCTE
Descrição
Resumo:Os movimentos sindicais dos países capitalistas desenvolvidos vêm enfrentando uma crise profunda desde os anos 70. As suas causas são múltiplas, nelas se mesclando fatores que lhes são exógenos com outros endógenos, remetendo para a sua burocratização. Visando revitalizar-se, eles têmvindo a implementar ações diversificadas, onde se conta a adoção das TIC e da Internet. Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre a adoção e os usos da Internet pelos sindicatos da saúde. Visou-se compreender se eles estão a permitir ou não o aprofundamento da democracia organizacional, fator essencial para a revitalização. Concluiremos afirmando que, atendendo ao carácter estático e à escassa interatividade que caracterizam os sítios oficiais destes sindicatos e ao modo como as restantes plataformas disponíveis na Internet são usadas, se está perante o desperdiçar de uma oportunidade de contribuir para o aprofundar das formas democráticas de governo associativo e, por conseguinte, de fortalecer o sindicalismo.