Publicação
COMUNICAÇÃO EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA: GRUPO DE EMERGÊNCIA DA GUARDA
| Resumo: | Na área da saúde, a comunicação desempenha um papel fundamental e a pandemia de COVID-19 veio reforçar ainda mais a sua importância. Neste contexto desafiante, a comunicação revelouseessencial para transmitir informações fidedignas sobre a doença, as medidas preventivas e recomendações médicas. Através de canais como a televisão, rádio e imprensa, redes sociais eplataformas digitais, foi possível divulgar dados científicos atualizados, esclarecer dúvidas e aumentar a consciencialização sobre a gravidade do vírus. Dado que as redes sociais se tornaram uma parte indispensável da sociedade atual e considerando que a pandemia foi um dos maiores desafios para a saúde pública nos últimos tempos, é fundamental explorar o papel desempenhado por estas plataformas online. Este estudo procurou investigar a comunicação em saúde durante a pandemia, com foco no Grupo de Emergência da Guarda, na plataforma Facebook. O objetivo foi entender como a ferramenta foi utilizada para divulgar informações sobre a pandemia, analisar a interpretação do público e avaliar os efeitos dessa comunicação. Apesar de, muitas vezes, as redes sociais serem vistas apenas como espaços de lazer ou entretenimento, mostraram ser essenciais no relacionamento entre as pessoas, sobretudo em contextos de distanciamento social e quarentenas. A investigação incluiu uma revisão aprofundada da literatura existente, uma análise empírica de dados recolhidos através de um questionário online com 495 participantes, e uma entrevista previamente estruturada para recolher dados qualitativos. Além disso, foi realizada uma análise da interação do público com as publicações feitas no Grupo de Emergência da Guarda. Os resultados mostram que a comunicação em saúde nas redes sociais teve um papel essencial na disseminação de informações e no apoio emocional durante este período crítico. No entanto, evidenciam também desafios e limitações, nomeadamente a disseminação de informações incorretas. Com base nestes resultados, esta dissertação contribui para uma melhor compreensão dos processos de comunicação em saúde em tempos de crise e oferece sugestões práticas para tornar a comunicação nas redes sociais mais eficaz e inclusiva, em futuras crises de saúde pública. |
|---|---|
| Autores principais: | Caçador, Mariana F S |
| Assunto: | Comunicação em Saúde Comunicação Estratégica Covid-19 Grupo de Emergência da Guarda Literacia em Saúde |
| Ano: | 2025 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | dissertação de mestrado |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Instituto Politécnico da Guarda |
| Idioma: | português |
| Origem: | Repositório Institucional do Instituto Politécnico da Guarda |
| Resumo: | Na área da saúde, a comunicação desempenha um papel fundamental e a pandemia de COVID-19 veio reforçar ainda mais a sua importância. Neste contexto desafiante, a comunicação revelouseessencial para transmitir informações fidedignas sobre a doença, as medidas preventivas e recomendações médicas. Através de canais como a televisão, rádio e imprensa, redes sociais eplataformas digitais, foi possível divulgar dados científicos atualizados, esclarecer dúvidas e aumentar a consciencialização sobre a gravidade do vírus. Dado que as redes sociais se tornaram uma parte indispensável da sociedade atual e considerando que a pandemia foi um dos maiores desafios para a saúde pública nos últimos tempos, é fundamental explorar o papel desempenhado por estas plataformas online. Este estudo procurou investigar a comunicação em saúde durante a pandemia, com foco no Grupo de Emergência da Guarda, na plataforma Facebook. O objetivo foi entender como a ferramenta foi utilizada para divulgar informações sobre a pandemia, analisar a interpretação do público e avaliar os efeitos dessa comunicação. Apesar de, muitas vezes, as redes sociais serem vistas apenas como espaços de lazer ou entretenimento, mostraram ser essenciais no relacionamento entre as pessoas, sobretudo em contextos de distanciamento social e quarentenas. A investigação incluiu uma revisão aprofundada da literatura existente, uma análise empírica de dados recolhidos através de um questionário online com 495 participantes, e uma entrevista previamente estruturada para recolher dados qualitativos. Além disso, foi realizada uma análise da interação do público com as publicações feitas no Grupo de Emergência da Guarda. Os resultados mostram que a comunicação em saúde nas redes sociais teve um papel essencial na disseminação de informações e no apoio emocional durante este período crítico. No entanto, evidenciam também desafios e limitações, nomeadamente a disseminação de informações incorretas. Com base nestes resultados, esta dissertação contribui para uma melhor compreensão dos processos de comunicação em saúde em tempos de crise e oferece sugestões práticas para tornar a comunicação nas redes sociais mais eficaz e inclusiva, em futuras crises de saúde pública. |
|---|