Publicação
Estudo do meio: a construção de uma prática integradora
| Resumo: | A presente dissertação de Mestrado resulta de um projeto de investigação-ação centrado na abordagem do Estudo do Meio, considerada como uma área integradora do saber no 1.º Ciclo do Ensino Básico que pode contribuir para o desenvolvimento de competências durante o processo de ensino e aprendizagem. Este projeto realizou-se numa sala de aula de 4.º ano do 1.º CEB, durante o ano letivo 2016/2017, tendo por objetivo evidenciar as competências que um professor pode mobilizar na gestão do currículo, tendo subjacente a finalidade de trabalhar as diferentes áreas do Português, Matemática e Estudo do Meio de forma integrada. Neste sentido, são apresentadas evidências práticas que comprovam, justificam e fundamentam a temática central deste estudo. É apresentado o plano de atividades que foi implementado numa lógica de integração daquelas três áreas disciplinares do currículo, e, ainda, são avaliadas as aprendizagens desenvolvidas, assim como todo o processo que envolveu a participação ativa dos alunos, em particular nos momentos de reflexão. Todo o projeto de intervenção se encontra teoricamente fundamentado, apelando a um conjunto de conceitos fundamentais que decorrem da problemática definida, entre os quais se destacam os conceitos de interdisciplinaridade, integração curricular e investigação-ação. Quer pelo processo desenvolvido, quer pelas aprendizagens realizadas, o estudo aponta para (i) as potencialidades do Estudo do Meio, enquanto área disciplinar integrada e integradora do currículo do 1.º CEB; (ii) a relevância das práticas de integração curricular, particularmente pelas competências que se desenvolvem nos alunos, ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes transversais ao currículo do 1.º ciclo; (iii) a importância da participação dos alunos, envolvendo-os ativamente na construção das suas aprendizagens, recorrendo a práticas investigativas; e, finalmente, (iv) o papel da investigação-ação como metodologia formativa para um professor que se proponha desenvolver processos de reflexão crítica, tendo em vista introduzir mudanças nas suas práticas de ensino. |
|---|---|
| Autores principais: | Campino, Diana Patrícia Brás |
| Assunto: | Integração curricular Estudo do Meio Atividades investigativas Competências Investigação-ação Curricular integration Social studies Investigative activities Skills Competences Action research |
| Ano: | 2018 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | dissertação de mestrado |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Instituto Politécnico de Lisboa |
| Idioma: | português |
| Origem: | Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa |
| Resumo: | A presente dissertação de Mestrado resulta de um projeto de investigação-ação centrado na abordagem do Estudo do Meio, considerada como uma área integradora do saber no 1.º Ciclo do Ensino Básico que pode contribuir para o desenvolvimento de competências durante o processo de ensino e aprendizagem. Este projeto realizou-se numa sala de aula de 4.º ano do 1.º CEB, durante o ano letivo 2016/2017, tendo por objetivo evidenciar as competências que um professor pode mobilizar na gestão do currículo, tendo subjacente a finalidade de trabalhar as diferentes áreas do Português, Matemática e Estudo do Meio de forma integrada. Neste sentido, são apresentadas evidências práticas que comprovam, justificam e fundamentam a temática central deste estudo. É apresentado o plano de atividades que foi implementado numa lógica de integração daquelas três áreas disciplinares do currículo, e, ainda, são avaliadas as aprendizagens desenvolvidas, assim como todo o processo que envolveu a participação ativa dos alunos, em particular nos momentos de reflexão. Todo o projeto de intervenção se encontra teoricamente fundamentado, apelando a um conjunto de conceitos fundamentais que decorrem da problemática definida, entre os quais se destacam os conceitos de interdisciplinaridade, integração curricular e investigação-ação. Quer pelo processo desenvolvido, quer pelas aprendizagens realizadas, o estudo aponta para (i) as potencialidades do Estudo do Meio, enquanto área disciplinar integrada e integradora do currículo do 1.º CEB; (ii) a relevância das práticas de integração curricular, particularmente pelas competências que se desenvolvem nos alunos, ao nível dos conhecimentos, capacidades e atitudes transversais ao currículo do 1.º ciclo; (iii) a importância da participação dos alunos, envolvendo-os ativamente na construção das suas aprendizagens, recorrendo a práticas investigativas; e, finalmente, (iv) o papel da investigação-ação como metodologia formativa para um professor que se proponha desenvolver processos de reflexão crítica, tendo em vista introduzir mudanças nas suas práticas de ensino. |
|---|