Publicação

Implicação dos sintomas na dignidade em pessoas em fim de vida

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Enquadramento: Os cuidados paliativos assumem-se como um direito humano, uma vez que são preponderantes para o bem-estar e o conforto em situação de doença crónica, paliativa e de finitude, constituindo-se como dever ético por parte dos profissionais de saúde a sua promoção. Assentam, sobretudo, na prevenção e alívio do sofrimento físico, psicológico e espiritual, na melhoria do bem-estar e no apoio aos doentes e às suas famílias, respeitando a autonomia, a vontade, a individualidade, a dignidade da pessoa e a inviolabilidade da vida humana. O controlo de sintomas é uma das maiores preocupações da pessoa em fim de vida e sua família, requerendo uma avaliação sistemática, excelentes cuidados de enfermagem e uma prescrição clínica cuidadosa. De forma particular, os cuidados paliativos baseiam a sua atividade clínica multidisciplinar na dignidade da pessoa doente e sua família. Objetivos: Determinar o grau de dignidade auto-percebido das pessoas em fim de vida; caracterizar a sintomatologia das pessoas em fim de vida; avaliar se os sintomas têm implicação na dignidade auto-percebida das pessoas em fim de vida. Métodos: Estudo correlacional em corte transversal, realizado em contexto paliativo, numa amostra de 83 participantes (50,6% mulheres), com uma média de 70,95 anos. O instrumento de recolha de informação ficou constituído por um questionário sociodemográfico, Escala de Avaliação de Sintomas de Edmonton (Edmonton Symptom Assessment System) e a Escala de Dignidade do Doente (The Patient Dignity Inventory, Chochinov et al., 2008). Resultados: Cerca de 73,8% das mulheres e 73,2% dos homens autopercecionam uma dignidade positiva (moderada a elevada). Por outro lado, 76,2% das pessoas que experienciam uma elevada dignidade têm sintomatologia leve. De modo semelhante, 72,7% das pessoas com uma baixa dignidade auto-percebida apresentam sintomatologia grave e quanto maiores os valores dos sintomas (que correspondem a uma presença de sintomas mais intensa), maiores serão os valores da dignidade (que correspondem a uma dignidade mais baixa) nas suas diferentes vertentes e na sua globalidade. Os sintomas revelam poder explicativo na Dignidade (49,8%). Conclusão: Os resultados mostram que a dignidade é auto-percebida como positiva por 73,5% das pessoas em fim de vida. A identificação dos sintomas em pessoas em fim de vida potencia o desenvolvimento e implementação de estratégias clínicas promotoras da sua dignidade.
Autores principais:Carvalho, Fátima Cristina Lopes de
Assunto:Dignidade humana Doente terminal Tratamento paliativo Palliative care Personhood Terminally ill
Ano:2017
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Instituto Politécnico de Viseu
Idioma:português
Origem:Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
_version_ 1863854217515499520
author Carvalho, Fátima Cristina Lopes de
author_facet Carvalho, Fátima Cristina Lopes de
author_role author
contributor_name_str_mv Duarte, João Carvalho
Instituto Politécnico de Viseu
country_str PT
creators_json_str [{\"Person.name\":\"Carvalho, Fátima Cristina Lopes de\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Duarte, João Carvalho
Instituto Politécnico de Viseu
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Carvalho, Fátima Cristina Lopes de
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2017-06-16T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2020-06-16T00:30:13Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2020-06-16T00:30:13Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Dignidade humana
Doente terminal
Tratamento paliativo
Palliative care
Personhood
Terminally ill
datacite.titles.title.fl_str_mv Implicação dos sintomas na dignidade em pessoas em fim de vida
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, João Carvalho
Instituto Politécnico de Viseu
dc.creator.none.fl_str_mv Carvalho, Fátima Cristina Lopes de
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2017-06-16T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-16T00:30:13Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2020-06-16T00:30:13Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/4718
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Dignidade humana
Doente terminal
Tratamento paliativo
Palliative care
Personhood
Terminally ill
dc.title.fl_str_mv Implicação dos sintomas na dignidade em pessoas em fim de vida
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description Enquadramento: Os cuidados paliativos assumem-se como um direito humano, uma vez que são preponderantes para o bem-estar e o conforto em situação de doença crónica, paliativa e de finitude, constituindo-se como dever ético por parte dos profissionais de saúde a sua promoção. Assentam, sobretudo, na prevenção e alívio do sofrimento físico, psicológico e espiritual, na melhoria do bem-estar e no apoio aos doentes e às suas famílias, respeitando a autonomia, a vontade, a individualidade, a dignidade da pessoa e a inviolabilidade da vida humana. O controlo de sintomas é uma das maiores preocupações da pessoa em fim de vida e sua família, requerendo uma avaliação sistemática, excelentes cuidados de enfermagem e uma prescrição clínica cuidadosa. De forma particular, os cuidados paliativos baseiam a sua atividade clínica multidisciplinar na dignidade da pessoa doente e sua família. Objetivos: Determinar o grau de dignidade auto-percebido das pessoas em fim de vida; caracterizar a sintomatologia das pessoas em fim de vida; avaliar se os sintomas têm implicação na dignidade auto-percebida das pessoas em fim de vida. Métodos: Estudo correlacional em corte transversal, realizado em contexto paliativo, numa amostra de 83 participantes (50,6% mulheres), com uma média de 70,95 anos. O instrumento de recolha de informação ficou constituído por um questionário sociodemográfico, Escala de Avaliação de Sintomas de Edmonton (Edmonton Symptom Assessment System) e a Escala de Dignidade do Doente (The Patient Dignity Inventory, Chochinov et al., 2008). Resultados: Cerca de 73,8% das mulheres e 73,2% dos homens autopercecionam uma dignidade positiva (moderada a elevada). Por outro lado, 76,2% das pessoas que experienciam uma elevada dignidade têm sintomatologia leve. De modo semelhante, 72,7% das pessoas com uma baixa dignidade auto-percebida apresentam sintomatologia grave e quanto maiores os valores dos sintomas (que correspondem a uma presença de sintomas mais intensa), maiores serão os valores da dignidade (que correspondem a uma dignidade mais baixa) nas suas diferentes vertentes e na sua globalidade. Os sintomas revelam poder explicativo na Dignidade (49,8%). Conclusão: Os resultados mostram que a dignidade é auto-percebida como positiva por 73,5% das pessoas em fim de vida. A identificação dos sintomas em pessoas em fim de vida potencia o desenvolvimento e implementação de estratégias clínicas promotoras da sua dignidade.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://repositorio.ipv.pt/bitstreams/e14b5b92-348e-4fd5-9e2d-7b77774fd7c0/download
id ripv_649457ccd33d209fece585bd9bfaacaa
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/4718
instacron_str ripv
institution Instituto Politécnico de Viseu
instname_str Instituto Politécnico de Viseu
language por
network_acronym_str ripv
network_name_str Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4718
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ripv
person_str_mv Carvalho, Fátima Cristina Lopes de
publishDate 2017
reponame_str Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ripv
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ripv
spelling porpt_PTEnquadramento: Os cuidados paliativos assumem-se como um direito humano, uma vez que são preponderantes para o bem-estar e o conforto em situação de doença crónica, paliativa e de finitude, constituindo-se como dever ético por parte dos profissionais de saúde a sua promoção. Assentam, sobretudo, na prevenção e alívio do sofrimento físico, psicológico e espiritual, na melhoria do bem-estar e no apoio aos doentes e às suas famílias, respeitando a autonomia, a vontade, a individualidade, a dignidade da pessoa e a inviolabilidade da vida humana. O controlo de sintomas é uma das maiores preocupações da pessoa em fim de vida e sua família, requerendo uma avaliação sistemática, excelentes cuidados de enfermagem e uma prescrição clínica cuidadosa. De forma particular, os cuidados paliativos baseiam a sua atividade clínica multidisciplinar na dignidade da pessoa doente e sua família. Objetivos: Determinar o grau de dignidade auto-percebido das pessoas em fim de vida; caracterizar a sintomatologia das pessoas em fim de vida; avaliar se os sintomas têm implicação na dignidade auto-percebida das pessoas em fim de vida. Métodos: Estudo correlacional em corte transversal, realizado em contexto paliativo, numa amostra de 83 participantes (50,6% mulheres), com uma média de 70,95 anos. O instrumento de recolha de informação ficou constituído por um questionário sociodemográfico, Escala de Avaliação de Sintomas de Edmonton (Edmonton Symptom Assessment System) e a Escala de Dignidade do Doente (The Patient Dignity Inventory, Chochinov et al., 2008). Resultados: Cerca de 73,8% das mulheres e 73,2% dos homens autopercecionam uma dignidade positiva (moderada a elevada). Por outro lado, 76,2% das pessoas que experienciam uma elevada dignidade têm sintomatologia leve. De modo semelhante, 72,7% das pessoas com uma baixa dignidade auto-percebida apresentam sintomatologia grave e quanto maiores os valores dos sintomas (que correspondem a uma presença de sintomas mais intensa), maiores serão os valores da dignidade (que correspondem a uma dignidade mais baixa) nas suas diferentes vertentes e na sua globalidade. Os sintomas revelam poder explicativo na Dignidade (49,8%). Conclusão: Os resultados mostram que a dignidade é auto-percebida como positiva por 73,5% das pessoas em fim de vida. A identificação dos sintomas em pessoas em fim de vida potencia o desenvolvimento e implementação de estratégias clínicas promotoras da sua dignidade.application/pdfapplication/pdfapplication/pdfpt_PTImplicação dos sintomas na dignidade em pessoas em fim de vidaCarvalho, Fátima Cristina Lopes deDuarte, João CarvalhoHostingInstitutionOrganizationalInstituto Politécnico de Viseue-mailmailto:repositorio@sc.ipv.ptrepositorio@sc.ipv.ptURNurn:tid:2017232802020-06-16T00:30:13Z2017-06-1620162017-06-16T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10400.19/4718http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessDignidade humanaDoente terminalTratamento paliativoPalliative carePersonhoodTerminally ill1830347 bytes1821554 bytes8439354 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesishttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://repositorio.ipv.pt/bitstreams/e14b5b92-348e-4fd5-9e2d-7b77774fd7c0/downloadhttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://repositorio.ipv.pt/bitstreams/544dac01-595f-4081-abc8-5a99beb6c697/downloadhttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://repositorio.ipv.pt/bitstreams/fa4b962f-e3ca-4dc6-a77b-dfe757ec06e0/download
spellingShingle Implicação dos sintomas na dignidade em pessoas em fim de vida
Carvalho, Fátima Cristina Lopes de
Dignidade humana
Doente terminal
Tratamento paliativo
Palliative care
Personhood
Terminally ill
subject.fl_str_mv Dignidade humana
Doente terminal
Tratamento paliativo
Palliative care
Personhood
Terminally ill
title Implicação dos sintomas na dignidade em pessoas em fim de vida
title_full Implicação dos sintomas na dignidade em pessoas em fim de vida
title_fullStr Implicação dos sintomas na dignidade em pessoas em fim de vida
title_full_unstemmed Implicação dos sintomas na dignidade em pessoas em fim de vida
title_short Implicação dos sintomas na dignidade em pessoas em fim de vida
title_sort Implicação dos sintomas na dignidade em pessoas em fim de vida
topic Dignidade humana
Doente terminal
Tratamento paliativo
Palliative care
Personhood
Terminally ill
topic_facet Dignidade humana
Doente terminal
Tratamento paliativo
Palliative care
Personhood
Terminally ill
url http://hdl.handle.net/10400.19/4718
visible 1