Publicação
Projeto “Sensibilizar para o Desperdício Alimentar” resultado da implementação com crianças do 2.º ano de escolaridade
| Resumo: | O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O estudo de investigação que inclui, relacionado com temas da área do Estudo do Meio, mas não integrados no programa curricular, decorreu numa escola do 1.º ciclo do Ensino Básico de Viana do Castelo, durante cerca de 15 semanas. A temática em estudo surgiu a partir do projeto “Sensibilizar para o Desperdício Alimentar” elaborado pela Escola Superior de Educação de Santarém com a colaboração de outras instituições. Uma vez que o desperdício alimentar constitui um problema mundial em constante crescimento e cada vez mais preocupante, torna-se urgente consciencializar os cidadãos para a importância da sua prevenção e combate, optando por um estilo de vida mais sustentável. A intervenção educativa que serviu de base ao presente estudo foi adaptada do referido projeto, que visa sensibilizar os professores do 1.º e 2.º ciclo para o problema do desperdício alimentar, promovendo a sua integração nas atividades letivas. Sendo que uma grande parte do orçamento familiar é gasto com a alimentação, educar crianças e jovens no sentido do não desperdício funciona, também, como um elo de ligação escola-comunidade que permitirá sensibilizar as famílias para a causa em questão. Os objetivos definidos para o estudo foram (1) implementar atividades no âmbito do projeto “Sensibilizar para o Desperdício Alimentar (Guião do Professor)”, e (2) promover o combate ao desperdício alimentar com crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico, procurando, sempre que possível, integrar outras áreas curriculares. A metodologia qualitativa foi a adotada para a recolha de dados, efetuada através de registos audiovisuais, observação participante, trabalhos dos alunos e entrevistas. Os resultados do estudo permitem concluir que os participantes se revelaram sempre motivados, associando os conteúdos debatidos às práticas do quotidiano das suas famílias, demonstrando, assim, sensibilidade face ao desperdício. Em suma conclui-se que esta deve ser uma temática integrante dos programas curriculares do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico, não só pela motivação e empenho que demonstraram, como também pela urgência em combater este problema ambiental, económico e social. |
|---|---|
| Autores principais: | Oliveira, Ana Rita Gomes de |
| Assunto: | Desperdício alimentar Sensibilização Crianças da escola primária Atividades educacionais Cidadania Food waste Awareness Primary school children Educational activities Citizenship |
| Ano: | 2016 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | dissertação de mestrado |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
| Idioma: | português |
| Origem: | Repositório Científico IPVC |
| Resumo: | O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O estudo de investigação que inclui, relacionado com temas da área do Estudo do Meio, mas não integrados no programa curricular, decorreu numa escola do 1.º ciclo do Ensino Básico de Viana do Castelo, durante cerca de 15 semanas. A temática em estudo surgiu a partir do projeto “Sensibilizar para o Desperdício Alimentar” elaborado pela Escola Superior de Educação de Santarém com a colaboração de outras instituições. Uma vez que o desperdício alimentar constitui um problema mundial em constante crescimento e cada vez mais preocupante, torna-se urgente consciencializar os cidadãos para a importância da sua prevenção e combate, optando por um estilo de vida mais sustentável. A intervenção educativa que serviu de base ao presente estudo foi adaptada do referido projeto, que visa sensibilizar os professores do 1.º e 2.º ciclo para o problema do desperdício alimentar, promovendo a sua integração nas atividades letivas. Sendo que uma grande parte do orçamento familiar é gasto com a alimentação, educar crianças e jovens no sentido do não desperdício funciona, também, como um elo de ligação escola-comunidade que permitirá sensibilizar as famílias para a causa em questão. Os objetivos definidos para o estudo foram (1) implementar atividades no âmbito do projeto “Sensibilizar para o Desperdício Alimentar (Guião do Professor)”, e (2) promover o combate ao desperdício alimentar com crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico, procurando, sempre que possível, integrar outras áreas curriculares. A metodologia qualitativa foi a adotada para a recolha de dados, efetuada através de registos audiovisuais, observação participante, trabalhos dos alunos e entrevistas. Os resultados do estudo permitem concluir que os participantes se revelaram sempre motivados, associando os conteúdos debatidos às práticas do quotidiano das suas famílias, demonstrando, assim, sensibilidade face ao desperdício. Em suma conclui-se que esta deve ser uma temática integrante dos programas curriculares do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico, não só pela motivação e empenho que demonstraram, como também pela urgência em combater este problema ambiental, económico e social. |
|---|