Publicação
A mediação escolar como meio de promoção de uma gestão positiva de conflitos: Projeto 2Cs
| Resumo: | O presente relatório descreve as atividades desenvolvidas ao longo do estágio realizado no âmbito do 2º ano do Mestrado em Educação na Área de Especialização em Mediação Educacional numa Escola Artística Regional do Norte. Os objetivos de investigação consistiam em: identificar comportamentos perante situações de conflito; identificar possíveis diferenças de comportamentos e atitudes face aos conflitos em alunos do 1º ciclo e do 3º ciclo; identificar qual o tipo de conflitos mais comuns; perceber qual o modo de resolução de conflitos que impera entre os alunos; estudar qual o modelo de resolução de conflitos que melhor se adequa aos alunos do 1º Ciclo e do 3º Ciclo. Os objetivos de intervenção consistiam em: fomentar dinâmicas de promoção de uma gestão positiva de conflitos; criar estratégias de implementação de uma gestão positiva de conflitos; desenvolver competências de empatia, criatividade, comunicação, escuta ativa e respeito pelo outro; estimular atitudes de cooperação, diálogo, respeito e solidariedade; e promover o desenvolvimento pessoal e social dos alunos. Estes objetivos estabelecidos aquando da criação do projeto foram sendo atingidos ajudando a responder à questão colocada na fase inicial do projeto: “De que forma os alunos do 1º ciclo e do 3º ciclo lidam com os conflitos?”. Os objetivos foram implementados através da criação de um projeto denominado “Projeto 2Cs”, que surgiu do levantamento de necessidades realizado na fase inicial. Trata-se de um projeto que assenta num dos pilares da mediação educacional, a mediação escolar na vertente da prevenção e gestão positiva de conflitos. A participação neste projeto foi totalmente voluntária, tendo de se adotar, por todos, desde o início, regras básicas. Como principais resultados da implementação do projeto podemos concluir que: na escola existem conflitos de diversos tipos; não existem diferenças no comportamento/atitudes face aos conflitos entre os alunos do 1º ciclo e do 3ºciclo; houve uma evolução nos comportamentos dos alunos participantes após a implementação do projeto relativamente à forma como estes lidam com os conflitos e o modelo que melhor se adequa a estes alunos é o modelo transformativo da mediação. |
|---|---|
| Autores principais: | Figueiredo, Marinela Fernandes |
| Assunto: | Alunos Gestão positiva de conflitos Mediação escolar Positive conflict management School mediation Students Ciências Sociais::Ciências da Educação |
| Ano: | 2023 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | dissertação de mestrado |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Universidade do Minho |
| Idioma: | português |
| Origem: | RepositóriUM - Universidade do Minho |
| Resumo: | O presente relatório descreve as atividades desenvolvidas ao longo do estágio realizado no âmbito do 2º ano do Mestrado em Educação na Área de Especialização em Mediação Educacional numa Escola Artística Regional do Norte. Os objetivos de investigação consistiam em: identificar comportamentos perante situações de conflito; identificar possíveis diferenças de comportamentos e atitudes face aos conflitos em alunos do 1º ciclo e do 3º ciclo; identificar qual o tipo de conflitos mais comuns; perceber qual o modo de resolução de conflitos que impera entre os alunos; estudar qual o modelo de resolução de conflitos que melhor se adequa aos alunos do 1º Ciclo e do 3º Ciclo. Os objetivos de intervenção consistiam em: fomentar dinâmicas de promoção de uma gestão positiva de conflitos; criar estratégias de implementação de uma gestão positiva de conflitos; desenvolver competências de empatia, criatividade, comunicação, escuta ativa e respeito pelo outro; estimular atitudes de cooperação, diálogo, respeito e solidariedade; e promover o desenvolvimento pessoal e social dos alunos. Estes objetivos estabelecidos aquando da criação do projeto foram sendo atingidos ajudando a responder à questão colocada na fase inicial do projeto: “De que forma os alunos do 1º ciclo e do 3º ciclo lidam com os conflitos?”. Os objetivos foram implementados através da criação de um projeto denominado “Projeto 2Cs”, que surgiu do levantamento de necessidades realizado na fase inicial. Trata-se de um projeto que assenta num dos pilares da mediação educacional, a mediação escolar na vertente da prevenção e gestão positiva de conflitos. A participação neste projeto foi totalmente voluntária, tendo de se adotar, por todos, desde o início, regras básicas. Como principais resultados da implementação do projeto podemos concluir que: na escola existem conflitos de diversos tipos; não existem diferenças no comportamento/atitudes face aos conflitos entre os alunos do 1º ciclo e do 3ºciclo; houve uma evolução nos comportamentos dos alunos participantes após a implementação do projeto relativamente à forma como estes lidam com os conflitos e o modelo que melhor se adequa a estes alunos é o modelo transformativo da mediação. |
|---|