Publicação
Formação continuada de professores para o uso das tecnologias educativas: um estudo de caso sobre o discurso e a prática
| Resumo: | O fluxo da informação, extremamente potencializado pelo avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tem provocado alterações significativas na forma com que o indivíduo desenvolve suas atividades e conduz a sua vida, quer de maneira isolada ou no convívio entre os pares. Sua criação, articulação e circulação geram e coordenam o ritmo da sociedade digital, possibilitando a democratização do acesso às informações. Este cenário traz para a Escola um novo desafio: mediar e promover a melhor aprendizagem, em detrimento a disseminação de conteúdo, agora realizada por diferentes canais e dispositivos. Como articuladores desta dinâmica, tem-se o professor cuja função exige, para além do domínio do conteúdo, o entendimento de como as tecnologias geram e contribuem no desenvolvimento da aprendizagem. Neste sentido, a formação inicial e continuada dos docentes assume caráter fundamental, devendo contribuir na construção das novas competências e habilidades exigidas para este profissional. Esta ação, contudo, precisa também se renovar, adaptarse as demandas atuais, alinhando o conteúdo e a forma na promoção de uma aprendizagem significativa tanto para professores quanto para alunos. Com base nesta demanda, desenvolve-se a pesquisa aqui apresentada, cujo objetivo inicial foi implemetar uma proposta metodológica de formação continuada de professores para o uso das tecnologias, em que os saberes docentes e as reais questões de sala de aula funcionem como ponto de partida para a aprendizagem, registrando os aspectos que contribuem ou limitam a viabilidade de implementação da proposta. Contudo, o rumo que a investigação tomou levou-nos a averiguar, com mais detalhe, as razões pelas quais professores reconhecem a importância do uso das tecnologias na educação, têm oportunidade de utilizá-las e, no entanto, preferem não se aventurar nesse caminho. Para o desenvolvimento teórico, destinado ao entendimento da Educação na Sociedade Digital e seus impactos na Escola e na formação de professores para o uso de tecnologias educativas, buscou-se os estudos de Castells (2003), Levy (2014), Valente (1993), Silva, B. (2002), Silva, M. (2012) Morin (2011), Almeida (2011), Siemens (2004), Papert (1993), Nóvoa (2014), Ibernón (2004), Demo (2000) e outros. Registrou-se, ainda, algumas possibilidades de desenvolvimento do trabalho a partir das tecnologias educativas disponibilizadas pelos portais governamentais, softwares, jogos educativos e a Web 2.0. A metodologia seguida consiste em um estudo de caso com abordagem qualitativa, cujos resultados obtidos demonstram que as formações acerca da temática abordada passam, primeiro, pela necessidade de uma alteração nos conceitos de ensinar e aprender. O desafio maior não é, necessariamente, fazer com que os professores disponham de uma competência tecnológica, mas que aperfeiçoem a competência pedagógica exigida quando se pretende incorporar as tecnologias nos processos educacionais. É importante compartilhar a responsabilidade do desenvolvimento da Escola, entendendo que as alterações demandadas pela sociedade digital implicam em rever conceitos e práticas. Conclui-se, então, que esta transição de paradigma, representada pela aquisição de novas competências e habilidades pautada no uso das tecnologias, requer um esforço a mais, significando uma sobrecarga de trabalho para os docentes participantes da pesquisa, sendo esta a principal causa apontada para a não efetividade da ação formativa. Importante ainda observar, como cita Zygmunt Bauman, sociólogo contemporâneo que estuda o estágio crucial em que se encontra a sociedade frente aos desafios impostos pela era digital, que "ainda é preciso aprender a arte de viver num mundo saturado de informações”, mas que ser educador/professor é “também a arte mais difícil e fascinante de preparar seres humanos para essa vida” (Bauman, 2011, p. 125), sendo o esforço algo necessário e recompensador, dado ao fato que o avanço da Educação passa por esta superação. |
|---|---|
| Autores principais: | Ferreira, Germânia Kelly Furtado |
| Assunto: | Ciências Sociais::Ciências da Educação |
| Ano: | 2015 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | tese de doutoramento |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Universidade do Minho |
| Idioma: | português |
| Origem: | RepositóriUM - Universidade do Minho |
| Resumo: | O fluxo da informação, extremamente potencializado pelo avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tem provocado alterações significativas na forma com que o indivíduo desenvolve suas atividades e conduz a sua vida, quer de maneira isolada ou no convívio entre os pares. Sua criação, articulação e circulação geram e coordenam o ritmo da sociedade digital, possibilitando a democratização do acesso às informações. Este cenário traz para a Escola um novo desafio: mediar e promover a melhor aprendizagem, em detrimento a disseminação de conteúdo, agora realizada por diferentes canais e dispositivos. Como articuladores desta dinâmica, tem-se o professor cuja função exige, para além do domínio do conteúdo, o entendimento de como as tecnologias geram e contribuem no desenvolvimento da aprendizagem. Neste sentido, a formação inicial e continuada dos docentes assume caráter fundamental, devendo contribuir na construção das novas competências e habilidades exigidas para este profissional. Esta ação, contudo, precisa também se renovar, adaptarse as demandas atuais, alinhando o conteúdo e a forma na promoção de uma aprendizagem significativa tanto para professores quanto para alunos. Com base nesta demanda, desenvolve-se a pesquisa aqui apresentada, cujo objetivo inicial foi implemetar uma proposta metodológica de formação continuada de professores para o uso das tecnologias, em que os saberes docentes e as reais questões de sala de aula funcionem como ponto de partida para a aprendizagem, registrando os aspectos que contribuem ou limitam a viabilidade de implementação da proposta. Contudo, o rumo que a investigação tomou levou-nos a averiguar, com mais detalhe, as razões pelas quais professores reconhecem a importância do uso das tecnologias na educação, têm oportunidade de utilizá-las e, no entanto, preferem não se aventurar nesse caminho. Para o desenvolvimento teórico, destinado ao entendimento da Educação na Sociedade Digital e seus impactos na Escola e na formação de professores para o uso de tecnologias educativas, buscou-se os estudos de Castells (2003), Levy (2014), Valente (1993), Silva, B. (2002), Silva, M. (2012) Morin (2011), Almeida (2011), Siemens (2004), Papert (1993), Nóvoa (2014), Ibernón (2004), Demo (2000) e outros. Registrou-se, ainda, algumas possibilidades de desenvolvimento do trabalho a partir das tecnologias educativas disponibilizadas pelos portais governamentais, softwares, jogos educativos e a Web 2.0. A metodologia seguida consiste em um estudo de caso com abordagem qualitativa, cujos resultados obtidos demonstram que as formações acerca da temática abordada passam, primeiro, pela necessidade de uma alteração nos conceitos de ensinar e aprender. O desafio maior não é, necessariamente, fazer com que os professores disponham de uma competência tecnológica, mas que aperfeiçoem a competência pedagógica exigida quando se pretende incorporar as tecnologias nos processos educacionais. É importante compartilhar a responsabilidade do desenvolvimento da Escola, entendendo que as alterações demandadas pela sociedade digital implicam em rever conceitos e práticas. Conclui-se, então, que esta transição de paradigma, representada pela aquisição de novas competências e habilidades pautada no uso das tecnologias, requer um esforço a mais, significando uma sobrecarga de trabalho para os docentes participantes da pesquisa, sendo esta a principal causa apontada para a não efetividade da ação formativa. Importante ainda observar, como cita Zygmunt Bauman, sociólogo contemporâneo que estuda o estágio crucial em que se encontra a sociedade frente aos desafios impostos pela era digital, que "ainda é preciso aprender a arte de viver num mundo saturado de informações”, mas que ser educador/professor é “também a arte mais difícil e fascinante de preparar seres humanos para essa vida” (Bauman, 2011, p. 125), sendo o esforço algo necessário e recompensador, dado ao fato que o avanço da Educação passa por esta superação. |
|---|