Publicação
"O mais importante é ter saúde": representações sociais sobre o envelhecimento positivo
| Resumo: | O envelhecimento demográfico tem gerado preocupações a decisores políticos de inúmeros países e instituições supranacionais e justificado a implementação de medidas que visam elevar a qualidade de vida dos idosos e também promover a sua participação ativa na sociedade. Num contexto caracterizado pela crescente importância numérica da população idosa na população total, a organização do ciclo de vida em três fases, em que a ultima etapa da existência dos indivíduos - a aposentadoria - é considerada período de não atividade e de descanso, deixou de ser sustentável. O paradigma que realçava os deficits nas idades avançadas e preconizava, consequentemente, o afastamento dos mais velhos das atividades económicas e sociais, da lugar a novo paradigma que valoriza o conhecimento e as competências desses indivíduos, incentivando a sua participação na esfera económica e social. |
|---|---|
| Autores principais: | Delerue Matos, Alice |
| Outros Autores: | Perufo, Katiusce Faccin |
| Assunto: | Envelhecimento Ativo Representações sociais Saúde Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
| Ano: | 2016 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | livro |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Universidade do Minho |
| Idioma: | português |
| Origem: | RepositóriUM - Universidade do Minho |
| Resumo: | O envelhecimento demográfico tem gerado preocupações a decisores políticos de inúmeros países e instituições supranacionais e justificado a implementação de medidas que visam elevar a qualidade de vida dos idosos e também promover a sua participação ativa na sociedade. Num contexto caracterizado pela crescente importância numérica da população idosa na população total, a organização do ciclo de vida em três fases, em que a ultima etapa da existência dos indivíduos - a aposentadoria - é considerada período de não atividade e de descanso, deixou de ser sustentável. O paradigma que realçava os deficits nas idades avançadas e preconizava, consequentemente, o afastamento dos mais velhos das atividades económicas e sociais, da lugar a novo paradigma que valoriza o conhecimento e as competências desses indivíduos, incentivando a sua participação na esfera económica e social. |
|---|