Publicação

"O mais importante é ter saúde": representações sociais sobre o envelhecimento positivo

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:O envelhecimento demográfico tem gerado preocupações a decisores políticos de inúmeros países e instituições supranacionais e justificado a implementação de medidas que vi­sam elevar a qualidade de vida dos idosos e também promover a sua participação ativa na sociedade. Num contexto caracterizado pela crescente importância numérica da população idosa na popu­lação total, a organização do ciclo de vida em três fases, em que a ultima etapa da existência dos indivíduos - a aposentadoria - é considerada período de não atividade e de descanso, deixou de ser sustentável. O paradigma que realçava os deficits nas idades avança­das e preconizava, consequentemente, o afastamento dos mais ve­lhos das atividades económicas e sociais, da lugar a novo paradigma que valoriza o conhecimento e as competências desses indivíduos, incentivando a sua participação na esfera económica e social.
Autores principais:Delerue Matos, Alice
Outros Autores:Perufo, Katiusce Faccin
Assunto:Envelhecimento Ativo Representações sociais Saúde Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
Ano:2016
País:Portugal
Tipo de documento:livro
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Universidade do Minho
Idioma:português
Origem:RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
Resumo:O envelhecimento demográfico tem gerado preocupações a decisores políticos de inúmeros países e instituições supranacionais e justificado a implementação de medidas que vi­sam elevar a qualidade de vida dos idosos e também promover a sua participação ativa na sociedade. Num contexto caracterizado pela crescente importância numérica da população idosa na popu­lação total, a organização do ciclo de vida em três fases, em que a ultima etapa da existência dos indivíduos - a aposentadoria - é considerada período de não atividade e de descanso, deixou de ser sustentável. O paradigma que realçava os deficits nas idades avança­das e preconizava, consequentemente, o afastamento dos mais ve­lhos das atividades económicas e sociais, da lugar a novo paradigma que valoriza o conhecimento e as competências desses indivíduos, incentivando a sua participação na esfera económica e social.