Publicação
Concepções dos alunos do Ensino Básico (1.º Ciclo) sobre o ciclo de uso da água
| Resumo: | A intensa degradação dos recursos hídricos é um problema evidente que está a modificar a qualidade de vida das pessoas. Está em causa a sobrevivência do Planeta, quer pela qualidade ou quantidade da água disponível. A Educação Ambiental tem um papel fundamental no alicerçar de conceitos desde a mais tenra idade para que, posteriormente, quando adultos, tenham atitudes conscientes de plena cidadania. O estudo do ciclo do uso da água, entendido como a quantidade de água total consumida numa determinada actividade, envolve a sua 1) captação, 2) utilização, 3) tratamento e 4) devolução à Natureza. As concepções alternativas dos alunos sobre este tópico foram estudadas. Para o efeito, foram envolvidos 121 alunos dos 4 anos de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foram criadas 4 fichas de trabalho que abordavam o ciclo do uso da água através de 1 pergunta para cada ficha: “De onde vem a água que sai na torneira da tua casa?”, “Como chega a água às torneiras da tua casa?”, “Que utilidade (uso) dás à água que usas na tua casa?” e, “Para onde vai a água depois de ser utilizada (usada) por ti?”. A categorização foi feita a posteriori após a análise das respostas a cada uma das perguntas. As respostas dos alunos assumiram a forma de desenho com legenda para não criar constrangimentos nos alunos. Os resultados mostram-nos diferentes concepções e estádios do conhecimento sobre o tema em estudo. Concepções dominantes em determinada fase de desenvolvimento e etário são abandonadas, mais tarde, para concepções mais correctas. |
|---|---|
| Autores principais: | Lima, Nelson |
| Outros Autores: | Machado, Maria Deolinda da Silva Faria |
| Assunto: | Ciências Sociais::Ciências da Educação Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente |
| Ano: | 2007 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | outro |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Universidade do Minho |
| Idioma: | português |
| Origem: | RepositóriUM - Universidade do Minho |
| Resumo: | A intensa degradação dos recursos hídricos é um problema evidente que está a modificar a qualidade de vida das pessoas. Está em causa a sobrevivência do Planeta, quer pela qualidade ou quantidade da água disponível. A Educação Ambiental tem um papel fundamental no alicerçar de conceitos desde a mais tenra idade para que, posteriormente, quando adultos, tenham atitudes conscientes de plena cidadania. O estudo do ciclo do uso da água, entendido como a quantidade de água total consumida numa determinada actividade, envolve a sua 1) captação, 2) utilização, 3) tratamento e 4) devolução à Natureza. As concepções alternativas dos alunos sobre este tópico foram estudadas. Para o efeito, foram envolvidos 121 alunos dos 4 anos de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foram criadas 4 fichas de trabalho que abordavam o ciclo do uso da água através de 1 pergunta para cada ficha: “De onde vem a água que sai na torneira da tua casa?”, “Como chega a água às torneiras da tua casa?”, “Que utilidade (uso) dás à água que usas na tua casa?” e, “Para onde vai a água depois de ser utilizada (usada) por ti?”. A categorização foi feita a posteriori após a análise das respostas a cada uma das perguntas. As respostas dos alunos assumiram a forma de desenho com legenda para não criar constrangimentos nos alunos. Os resultados mostram-nos diferentes concepções e estádios do conhecimento sobre o tema em estudo. Concepções dominantes em determinada fase de desenvolvimento e etário são abandonadas, mais tarde, para concepções mais correctas. |
|---|