Publicação

O efeito de uma entrevista autoadministrada modificada na memória de testemunhas: será a recordação por categorias mais eficaz que a entrevista autoadministrada?

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Pedir às testemunhas para realizarem autorrelatos pouco tempo após presenciarem um crime é essencial na obtenção de informações detalhadas e precisas e na proteção da memória contra o esquecimento e desinformação. Neste sentido, diversas estratégias têm sido desenvolvidas e estudadas. A Entrevista Autoadministrada (EA) tem-se revelado um instrumento de autorrelato bastante eficaz, mas surgiram estudos que demonstram a eficácia de outra estratégia, a Recordação por Categorias (RC). Neste estudo, comparou-se o efeito de uma Entrevista Autoadministrada Modificada (EAM), que utiliza a estratégia de RC, ao efeito da EA. Os participantes viram o vídeo de um crime e, 30 minutos depois, completaram um dos protocolos. Após cinco dias, foram expostos à informação pós-evento enganosa através da leitura de uma notícia. Dois dias depois, realizaram um relato livre e um teste de reconhecimento sobre o vídeo. Na evocação inicial, a EA levou à recordação de uma maior quantidade de informação correta, mas ambos os protocolos foram comparáveis quanto à precisão, tendo a EAM exigido menos tempo de realização. Já na evocação final, não existiram diferenças na quantidade e precisão da informação, nem na capacidade de proteger a memória contra o esquecimento e contra a informação pós-evento enganosa. Apesar do efeito superior da EA na evocação inicial, a EAM consegue gerar detalhes tão precisos quanto a EA e parece ter a mesma capacidade de proteger a memória contra o esquecimento e contra a desinformação.
Autores principais:Carvalho, Nuna Isabel Gonçalves
Assunto:Entrevista autoadministrada Entrevista autoadministrada modificada Informação pós-evento Memória de testemunhas Recordação por categoria Category clustering recall Eyewitness memory Post-event information Modified self-administered interview Self-administered interview
Ano:2023
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Universidade do Minho
Idioma:português
Origem:RepositóriUM - Universidade do Minho
_version_ 1866877483966529536
author Carvalho, Nuna Isabel Gonçalves
author_facet Carvalho, Nuna Isabel Gonçalves
author_role author
contributor_name_str_mv Albuquerque, Pedro Barbas
Paulo, Rui M.
Universidade do Minho
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Carvalho, Nuna Isabel Gonçalves\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Albuquerque, Pedro Barbas
Paulo, Rui M.
Universidade do Minho
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Carvalho, Nuna Isabel Gonçalves
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2023-07-11T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2023-08-02T08:44:45Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2023-08-02T08:44:45Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Entrevista autoadministrada
Entrevista autoadministrada modificada
Informação pós-evento
Memória de testemunhas
Recordação por categoria
Category clustering recall
Eyewitness memory
Post-event information
Modified self-administered interview
Self-administered interview
datacite.titles.title.fl_str_mv O efeito de uma entrevista autoadministrada modificada na memória de testemunhas: será a recordação por categorias mais eficaz que a entrevista autoadministrada?
The effect of a modified self-administered interview on witnesses' memory: is categorical cluster recall more effective than the self-administered interview?
dc.contributor.none.fl_str_mv Albuquerque, Pedro Barbas
Paulo, Rui M.
Universidade do Minho
dc.creator.none.fl_str_mv Carvalho, Nuna Isabel Gonçalves
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2023-07-11T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-02T08:44:45Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2023-08-02T08:44:45Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/85887
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.rights.cclincense.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.rights.rights.copyright.fl_str_mv openAccess
dc.subject.none.fl_str_mv Entrevista autoadministrada
Entrevista autoadministrada modificada
Informação pós-evento
Memória de testemunhas
Recordação por categoria
Category clustering recall
Eyewitness memory
Post-event information
Modified self-administered interview
Self-administered interview
dc.title.fl_str_mv O efeito de uma entrevista autoadministrada modificada na memória de testemunhas: será a recordação por categorias mais eficaz que a entrevista autoadministrada?
The effect of a modified self-administered interview on witnesses' memory: is categorical cluster recall more effective than the self-administered interview?
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description Pedir às testemunhas para realizarem autorrelatos pouco tempo após presenciarem um crime é essencial na obtenção de informações detalhadas e precisas e na proteção da memória contra o esquecimento e desinformação. Neste sentido, diversas estratégias têm sido desenvolvidas e estudadas. A Entrevista Autoadministrada (EA) tem-se revelado um instrumento de autorrelato bastante eficaz, mas surgiram estudos que demonstram a eficácia de outra estratégia, a Recordação por Categorias (RC). Neste estudo, comparou-se o efeito de uma Entrevista Autoadministrada Modificada (EAM), que utiliza a estratégia de RC, ao efeito da EA. Os participantes viram o vídeo de um crime e, 30 minutos depois, completaram um dos protocolos. Após cinco dias, foram expostos à informação pós-evento enganosa através da leitura de uma notícia. Dois dias depois, realizaram um relato livre e um teste de reconhecimento sobre o vídeo. Na evocação inicial, a EA levou à recordação de uma maior quantidade de informação correta, mas ambos os protocolos foram comparáveis quanto à precisão, tendo a EAM exigido menos tempo de realização. Já na evocação final, não existiram diferenças na quantidade e precisão da informação, nem na capacidade de proteger a memória contra o esquecimento e contra a informação pós-evento enganosa. Apesar do efeito superior da EA na evocação inicial, a EAM consegue gerar detalhes tão precisos quanto a EA e parece ter a mesma capacidade de proteger a memória contra o esquecimento e contra a desinformação.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://repositorium.uminho.pt/bitstreams/40f40a6e-9c45-4cbe-b700-2312e9c9831f/download
id rum_a00aadd588f6763e3d01d341c5fa8f92
identifier.url.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/85887
instacron_str repositorium
institution Universidade do Minho
instname_str Universidade do Minho
language por
network_acronym_str rum
network_name_str RepositóriUM - Universidade do Minho
oai_identifier_str oai:repositorium.uminho.pt:1822/85887
organization_str_mv urn:organizationAcronym:repositorium
person_str_mv Carvalho, Nuna Isabel Gonçalves
publishDate 2023
reponame_str RepositóriUM - Universidade do Minho
repository_id_str urn:repositoryAcronym:rum
service_str_mv urn:repositoryAcronym:rum
spelling porporPedir às testemunhas para realizarem autorrelatos pouco tempo após presenciarem um crime é essencial na obtenção de informações detalhadas e precisas e na proteção da memória contra o esquecimento e desinformação. Neste sentido, diversas estratégias têm sido desenvolvidas e estudadas. A Entrevista Autoadministrada (EA) tem-se revelado um instrumento de autorrelato bastante eficaz, mas surgiram estudos que demonstram a eficácia de outra estratégia, a Recordação por Categorias (RC). Neste estudo, comparou-se o efeito de uma Entrevista Autoadministrada Modificada (EAM), que utiliza a estratégia de RC, ao efeito da EA. Os participantes viram o vídeo de um crime e, 30 minutos depois, completaram um dos protocolos. Após cinco dias, foram expostos à informação pós-evento enganosa através da leitura de uma notícia. Dois dias depois, realizaram um relato livre e um teste de reconhecimento sobre o vídeo. Na evocação inicial, a EA levou à recordação de uma maior quantidade de informação correta, mas ambos os protocolos foram comparáveis quanto à precisão, tendo a EAM exigido menos tempo de realização. Já na evocação final, não existiram diferenças na quantidade e precisão da informação, nem na capacidade de proteger a memória contra o esquecimento e contra a informação pós-evento enganosa. Apesar do efeito superior da EA na evocação inicial, a EAM consegue gerar detalhes tão precisos quanto a EA e parece ter a mesma capacidade de proteger a memória contra o esquecimento e contra a desinformação.application/pdfporO efeito de uma entrevista autoadministrada modificada na memória de testemunhas: será a recordação por categorias mais eficaz que a entrevista autoadministrada?AlternativeTitleporThe effect of a modified self-administered interview on witnesses' memory: is categorical cluster recall more effective than the self-administered interview?Carvalho, Nuna Isabel GonçalvesAlbuquerque, Pedro BarbasPaulo, Rui M.HostingInstitutionOrganizationalUniversidade do Minhoe-mailmailto:repositorium@usdb.uminho.ptrepositorium@usdb.uminho.ptURNurn:tid:2033366822023-08-02T08:44:45Z2023-07-112023-062023-07-11T00:00:00ZHandlehttps://hdl.handle.net/1822/85887http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessEntrevista autoadministradaEntrevista autoadministrada modificadaInformação pós-eventoMemória de testemunhasRecordação por categoriaCategory clustering recallEyewitness memoryPost-event informationModified self-administered interviewSelf-administered interview622416 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesis2023-07-11http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://repositorium.uminho.pt/bitstreams/40f40a6e-9c45-4cbe-b700-2312e9c9831f/download
spellingShingle O efeito de uma entrevista autoadministrada modificada na memória de testemunhas: será a recordação por categorias mais eficaz que a entrevista autoadministrada?
Carvalho, Nuna Isabel Gonçalves
Entrevista autoadministrada
Entrevista autoadministrada modificada
Informação pós-evento
Memória de testemunhas
Recordação por categoria
Category clustering recall
Eyewitness memory
Post-event information
Modified self-administered interview
Self-administered interview
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Entrevista autoadministrada
Entrevista autoadministrada modificada
Informação pós-evento
Memória de testemunhas
Recordação por categoria
Category clustering recall
Eyewitness memory
Post-event information
Modified self-administered interview
Self-administered interview
title O efeito de uma entrevista autoadministrada modificada na memória de testemunhas: será a recordação por categorias mais eficaz que a entrevista autoadministrada?
title_full O efeito de uma entrevista autoadministrada modificada na memória de testemunhas: será a recordação por categorias mais eficaz que a entrevista autoadministrada?
title_fullStr O efeito de uma entrevista autoadministrada modificada na memória de testemunhas: será a recordação por categorias mais eficaz que a entrevista autoadministrada?
title_full_unstemmed O efeito de uma entrevista autoadministrada modificada na memória de testemunhas: será a recordação por categorias mais eficaz que a entrevista autoadministrada?
title_short O efeito de uma entrevista autoadministrada modificada na memória de testemunhas: será a recordação por categorias mais eficaz que a entrevista autoadministrada?
title_sort O efeito de uma entrevista autoadministrada modificada na memória de testemunhas: será a recordação por categorias mais eficaz que a entrevista autoadministrada?
topic Entrevista autoadministrada
Entrevista autoadministrada modificada
Informação pós-evento
Memória de testemunhas
Recordação por categoria
Category clustering recall
Eyewitness memory
Post-event information
Modified self-administered interview
Self-administered interview
topic_facet Entrevista autoadministrada
Entrevista autoadministrada modificada
Informação pós-evento
Memória de testemunhas
Recordação por categoria
Category clustering recall
Eyewitness memory
Post-event information
Modified self-administered interview
Self-administered interview
url https://hdl.handle.net/1822/85887
visible 1