Publicação
O trabalho colaborativo como meio de promover uma atitude investigativa e reflexiva no ensino da Combinatória
| Resumo: | O estudo aqui apresentado centra-se numa experiência de trabalho colaborativo no desenvolvimento de uma atitude investigativa e reflexiva de duas professoras de Matemática no âmbito do ensino da Combinatória. No estudo adoptou-se uma abordagem qualitativa de estudo de caso e recolheram-se dados sobre as aulas observadas e as sessões de trabalho realizadas e efectuaram-se duas entrevistas a cada uma das professoras, uma antes e outra depois da experiência. As professoras, Margarida e Maria, leccionavam em realidades diferentes e com intenções e concepções sobre o ensino da Combinatória também diferentes. O trabalho desenvolvido ao longo das sessões de trabalho, centrado na planificação das actividades lectivas e na reflexão das aulas observadas, constituiu uma oportunidade para as duas professoras problematizarem e questionarem as suas concepções e práticas de ensino. Margarida, partindo de uma atitude de maior abertura e predisposição à mudança, aprofundou ainda mais tal atitude; enquanto Maria, mostrando-se, inicialmente, convicta e confiante nas suas práticas, apenas pelo fim da experiência questionou algumas dessas práticas, com escassa repercussão na sala de aula. |
|---|---|
| Autores principais: | Carvalho, Bárbara Vilamarim do Alvar |
| Outros Autores: | Fernandes, José António |
| Ano: | 2009 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | comunicação em conferência |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Universidade do Minho |
| Idioma: | português |
| Origem: | RepositóriUM - Universidade do Minho |
| Resumo: | O estudo aqui apresentado centra-se numa experiência de trabalho colaborativo no desenvolvimento de uma atitude investigativa e reflexiva de duas professoras de Matemática no âmbito do ensino da Combinatória. No estudo adoptou-se uma abordagem qualitativa de estudo de caso e recolheram-se dados sobre as aulas observadas e as sessões de trabalho realizadas e efectuaram-se duas entrevistas a cada uma das professoras, uma antes e outra depois da experiência. As professoras, Margarida e Maria, leccionavam em realidades diferentes e com intenções e concepções sobre o ensino da Combinatória também diferentes. O trabalho desenvolvido ao longo das sessões de trabalho, centrado na planificação das actividades lectivas e na reflexão das aulas observadas, constituiu uma oportunidade para as duas professoras problematizarem e questionarem as suas concepções e práticas de ensino. Margarida, partindo de uma atitude de maior abertura e predisposição à mudança, aprofundou ainda mais tal atitude; enquanto Maria, mostrando-se, inicialmente, convicta e confiante nas suas práticas, apenas pelo fim da experiência questionou algumas dessas práticas, com escassa repercussão na sala de aula. |
|---|