Publicação

Satisfação profissional dos enfermeiros durante o período da pandemia SARS-CoV-2

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:O presente estudo pretende avaliar o nível de satisfação profissional dos enfermeiros a exercer funções, em Portugal, durante o período da pandemia por Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2). A satisfação profissional é um importante indicador na gestão, principalmente na gestão de unidades de saúde, pois profissionais de saúde com bons níveis de satisfação no trabalho contribuem para a melhoria dos cuidados de saúde prestados pelas organizações. Com o aparecimento da pandemia por SARS-CoV-2, as organizações de saúde foram obrigadas a reformular protocolos, equipas de trabalho, unidades e gestão de recursos humanos e materiais. Deste modo, estas mudanças foram sentidas pelos enfermeiros, profissionais que viram a sua vida profissional e pessoal mudar drasticamente, pela necessidade urgente que o vírus exigiu. Portanto, este estudo visa perceber qual foi a mudança a nível da satisfação profissional dos enfermeiros com o aparecimento da pandemia, bem como a influência de diversas variáveis, tal como o engajamento do profissional face ao seu trabalho. Este estudo enquadra-se numa investigação do tipo quantitativo, observacional, descritivo, transversal e correlacional. A investigação contou com a participação de 503 enfermeiros que exerceram funções em Portugal durante a pandemia por SARS-CoV-2. Os participantes responderam a um questionário, constituído por um conjunto de questões relativas a variáveis sociodemográficas, profissionais, laborais e extralaborais. Para além das referidas questões, o nível de satisfação profissional do participante foi avaliado através do Minnesota Satisfaction Questionnaire (MSQ) versão curta, e o nível de engajamento através da Utrecht Work Engagement Scale (UWES). Os resultados do estudo evidenciaram que os enfermeiros durante a pandemia se sentiram moderadamente satisfeitos, apresentando um nível médio de 61,7 pontos de um total de 100. Com este estudo percebemos que os enfermeiros gestores estão mais satisfeitos profissionalmente, bem como os enfermeiros que têm um horário fixo e os enfermeiros que não tiveram um aumento da carga horária durante a pandemia. Um agregado familiar superior a 4 contribui favoravelmente para a satisfação profissional dos enfermeiros. Enfermeiros com uma remuneração mensal inferior a 1199€ apresentam um nível de satisfação profissional baixo. Por último, constatamos que o engajamento no trabalho e a satisfação profissional estabelecem uma relação positiva.
Autores principais:Roque, Nádia Micaela Machado
Assunto:COVID-19 Enfermeiros Pandemia SARS-CoV-2 Satisfação Profissional Job satisfaction Nurses SARS-CoV-2 pandemic
Ano:2021
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Universidade do Minho
Idioma:português
Origem:RepositóriUM - Universidade do Minho
_version_ 1866875555756900352
author Roque, Nádia Micaela Machado
author_facet Roque, Nádia Micaela Machado
author_role author
contributor_name_str_mv Santos, Gina Maria Gaio dos
Universidade do Minho
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Roque, Nádia Micaela Machado\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Santos, Gina Maria Gaio dos
Universidade do Minho
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Roque, Nádia Micaela Machado
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2022-02-25T10:13:31Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2022-02-25T10:13:31Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv COVID-19
Enfermeiros
Pandemia SARS-CoV-2
Satisfação Profissional
Job satisfaction
Nurses
SARS-CoV-2 pandemic
datacite.titles.title.fl_str_mv Satisfação profissional dos enfermeiros durante o período da pandemia SARS-CoV-2
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Gina Maria Gaio dos
Universidade do Minho
dc.creator.none.fl_str_mv Roque, Nádia Micaela Machado
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-25T10:13:31Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2022-02-25T10:13:31Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/76213
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.rights.cclincense.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.rights.rights.copyright.fl_str_mv openAccess
dc.subject.none.fl_str_mv COVID-19
Enfermeiros
Pandemia SARS-CoV-2
Satisfação Profissional
Job satisfaction
Nurses
SARS-CoV-2 pandemic
dc.title.fl_str_mv Satisfação profissional dos enfermeiros durante o período da pandemia SARS-CoV-2
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description O presente estudo pretende avaliar o nível de satisfação profissional dos enfermeiros a exercer funções, em Portugal, durante o período da pandemia por Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2). A satisfação profissional é um importante indicador na gestão, principalmente na gestão de unidades de saúde, pois profissionais de saúde com bons níveis de satisfação no trabalho contribuem para a melhoria dos cuidados de saúde prestados pelas organizações. Com o aparecimento da pandemia por SARS-CoV-2, as organizações de saúde foram obrigadas a reformular protocolos, equipas de trabalho, unidades e gestão de recursos humanos e materiais. Deste modo, estas mudanças foram sentidas pelos enfermeiros, profissionais que viram a sua vida profissional e pessoal mudar drasticamente, pela necessidade urgente que o vírus exigiu. Portanto, este estudo visa perceber qual foi a mudança a nível da satisfação profissional dos enfermeiros com o aparecimento da pandemia, bem como a influência de diversas variáveis, tal como o engajamento do profissional face ao seu trabalho. Este estudo enquadra-se numa investigação do tipo quantitativo, observacional, descritivo, transversal e correlacional. A investigação contou com a participação de 503 enfermeiros que exerceram funções em Portugal durante a pandemia por SARS-CoV-2. Os participantes responderam a um questionário, constituído por um conjunto de questões relativas a variáveis sociodemográficas, profissionais, laborais e extralaborais. Para além das referidas questões, o nível de satisfação profissional do participante foi avaliado através do Minnesota Satisfaction Questionnaire (MSQ) versão curta, e o nível de engajamento através da Utrecht Work Engagement Scale (UWES). Os resultados do estudo evidenciaram que os enfermeiros durante a pandemia se sentiram moderadamente satisfeitos, apresentando um nível médio de 61,7 pontos de um total de 100. Com este estudo percebemos que os enfermeiros gestores estão mais satisfeitos profissionalmente, bem como os enfermeiros que têm um horário fixo e os enfermeiros que não tiveram um aumento da carga horária durante a pandemia. Um agregado familiar superior a 4 contribui favoravelmente para a satisfação profissional dos enfermeiros. Enfermeiros com uma remuneração mensal inferior a 1199€ apresentam um nível de satisfação profissional baixo. Por último, constatamos que o engajamento no trabalho e a satisfação profissional estabelecem uma relação positiva.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://prod-dspace.uminho.pt/bitstreams/f2a44670-48f2-4c57-a908-89fb5b56fdd6/download
id rum_dae1bf5ecfc752f013fa560ec3621525
identifier.url.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/76213
instacron_str repositorium
institution Universidade do Minho
instname_str Universidade do Minho
language por
network_acronym_str rum
network_name_str RepositóriUM - Universidade do Minho
oai_identifier_str oai:repositorium.uminho.pt:1822/76213
organization_str_mv urn:organizationAcronym:repositorium
person_str_mv Roque, Nádia Micaela Machado
publishDate 2021
reponame_str RepositóriUM - Universidade do Minho
repository_id_str urn:repositoryAcronym:rum
service_str_mv urn:repositoryAcronym:rum
spelling porporO presente estudo pretende avaliar o nível de satisfação profissional dos enfermeiros a exercer funções, em Portugal, durante o período da pandemia por Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2). A satisfação profissional é um importante indicador na gestão, principalmente na gestão de unidades de saúde, pois profissionais de saúde com bons níveis de satisfação no trabalho contribuem para a melhoria dos cuidados de saúde prestados pelas organizações. Com o aparecimento da pandemia por SARS-CoV-2, as organizações de saúde foram obrigadas a reformular protocolos, equipas de trabalho, unidades e gestão de recursos humanos e materiais. Deste modo, estas mudanças foram sentidas pelos enfermeiros, profissionais que viram a sua vida profissional e pessoal mudar drasticamente, pela necessidade urgente que o vírus exigiu. Portanto, este estudo visa perceber qual foi a mudança a nível da satisfação profissional dos enfermeiros com o aparecimento da pandemia, bem como a influência de diversas variáveis, tal como o engajamento do profissional face ao seu trabalho. Este estudo enquadra-se numa investigação do tipo quantitativo, observacional, descritivo, transversal e correlacional. A investigação contou com a participação de 503 enfermeiros que exerceram funções em Portugal durante a pandemia por SARS-CoV-2. Os participantes responderam a um questionário, constituído por um conjunto de questões relativas a variáveis sociodemográficas, profissionais, laborais e extralaborais. Para além das referidas questões, o nível de satisfação profissional do participante foi avaliado através do Minnesota Satisfaction Questionnaire (MSQ) versão curta, e o nível de engajamento através da Utrecht Work Engagement Scale (UWES). Os resultados do estudo evidenciaram que os enfermeiros durante a pandemia se sentiram moderadamente satisfeitos, apresentando um nível médio de 61,7 pontos de um total de 100. Com este estudo percebemos que os enfermeiros gestores estão mais satisfeitos profissionalmente, bem como os enfermeiros que têm um horário fixo e os enfermeiros que não tiveram um aumento da carga horária durante a pandemia. Um agregado familiar superior a 4 contribui favoravelmente para a satisfação profissional dos enfermeiros. Enfermeiros com uma remuneração mensal inferior a 1199€ apresentam um nível de satisfação profissional baixo. Por último, constatamos que o engajamento no trabalho e a satisfação profissional estabelecem uma relação positiva.application/pdfporSatisfação profissional dos enfermeiros durante o período da pandemia SARS-CoV-2Roque, Nádia Micaela MachadoSantos, Gina Maria Gaio dosHostingInstitutionOrganizationalUniversidade do Minhoe-mailmailto:repositorium@usdb.uminho.ptrepositorium@usdb.uminho.ptURNurn:tid:2027823522022-02-25T10:13:31Z202120212021-01-01T00:00:00ZHandlehttps://hdl.handle.net/1822/76213http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessCOVID-19EnfermeirosPandemia SARS-CoV-2Satisfação ProfissionalJob satisfactionNursesSARS-CoV-2 pandemic753341 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesis2021http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://prod-dspace.uminho.pt/bitstreams/f2a44670-48f2-4c57-a908-89fb5b56fdd6/download
spellingShingle Satisfação profissional dos enfermeiros durante o período da pandemia SARS-CoV-2
Roque, Nádia Micaela Machado
COVID-19
Enfermeiros
Pandemia SARS-CoV-2
Satisfação Profissional
Job satisfaction
Nurses
SARS-CoV-2 pandemic
status SINGLETON
subject.fl_str_mv COVID-19
Enfermeiros
Pandemia SARS-CoV-2
Satisfação Profissional
Job satisfaction
Nurses
SARS-CoV-2 pandemic
title Satisfação profissional dos enfermeiros durante o período da pandemia SARS-CoV-2
title_full Satisfação profissional dos enfermeiros durante o período da pandemia SARS-CoV-2
title_fullStr Satisfação profissional dos enfermeiros durante o período da pandemia SARS-CoV-2
title_full_unstemmed Satisfação profissional dos enfermeiros durante o período da pandemia SARS-CoV-2
title_short Satisfação profissional dos enfermeiros durante o período da pandemia SARS-CoV-2
title_sort Satisfação profissional dos enfermeiros durante o período da pandemia SARS-CoV-2
topic COVID-19
Enfermeiros
Pandemia SARS-CoV-2
Satisfação Profissional
Job satisfaction
Nurses
SARS-CoV-2 pandemic
topic_facet COVID-19
Enfermeiros
Pandemia SARS-CoV-2
Satisfação Profissional
Job satisfaction
Nurses
SARS-CoV-2 pandemic
url https://hdl.handle.net/1822/76213
visible 1