Publicação
Ensinar música em parceria no 1º Ciclo do Ensino Básico - uma intervenção numa escola pública
| Resumo: | A convergência para este objeto de estudo advém da minha experiência, observação e reflexão enquanto docente do Ensino de Música nas Atividades de Enriquecimento Curricular (A.E.C.) no 1º Ciclo do Ensino Básico, no concelho de Matosinhos, distrito do Porto. Este estudo tem como propósito investigar a articulação entre o professor titular de turma e o professor A.E.C. - Ensino de Música, restituir a autoridade ao professor A.E.C. e valorizar a música no 1º Ciclo do Ensino Básico. Os objetivos específicos deste estudo são a criação, aplicação e avaliação de um projeto denominado “Abraçar a Arte”, tendo em vista a melhoria das práticas musicais no 1º Ciclo através do ensino em parceria. Partindo de uma abordagem interpretativa e uma metodologia eclética, qualitativa e quantitativa, participaram neste estudo três turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico (60 alunos), as suas professoras titulares de turma, coordenadora de escola, encarregados de educação e professora A.E.C./investigadora. Os métodos de recolha de dados usados foram as entrevistas individuais e em grupo com questões abertas, registos de observações, de conversas informais ou reuniões, notas de campo, diários de bordo, questionários com questões abertas e fechadas. Foi construída uma escala de autoeficácia com base no guia para a construção de escalas de autoeficácia de Bandura (2006). Os resultados traduzem uma maior competência musical dos alunos, um elevado grau de satisfação de todos os participantes do estudo e por isso um desejo de realização de esforços conjuntos, para proporcionar um ambiente de aprendizagem aos alunos. Observou-se um reposicionamento da música ao nível curricular e do enriquecimento, resultando numa melhoria da articulação horizontal e vertical, bem como das práticas musicais. Este trabalho apresenta como consequência, uma proposta de um programa que visa construir, dentro do quadro legal atual e com os recursos humanos existentes no terreno, uma alternativa para uma melhoria da qualidade do ensino artístico e o fomento das práticas colaborativas na comunidade |
|---|---|
| Autores principais: | Ferreira, Ana Isabel |
| Assunto: | Parceria Expressão musical Autoridade Colaboração Autoeficácia Partnership Musical Expression Authority Collaboration Self-efficacy |
| Ano: | 2023 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | tese de doutoramento |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Universidade Nova de Lisboa |
| Idioma: | português |
| Origem: | Repositório Institucional da UNL |
| Resumo: | A convergência para este objeto de estudo advém da minha experiência, observação e reflexão enquanto docente do Ensino de Música nas Atividades de Enriquecimento Curricular (A.E.C.) no 1º Ciclo do Ensino Básico, no concelho de Matosinhos, distrito do Porto. Este estudo tem como propósito investigar a articulação entre o professor titular de turma e o professor A.E.C. - Ensino de Música, restituir a autoridade ao professor A.E.C. e valorizar a música no 1º Ciclo do Ensino Básico. Os objetivos específicos deste estudo são a criação, aplicação e avaliação de um projeto denominado “Abraçar a Arte”, tendo em vista a melhoria das práticas musicais no 1º Ciclo através do ensino em parceria. Partindo de uma abordagem interpretativa e uma metodologia eclética, qualitativa e quantitativa, participaram neste estudo três turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico (60 alunos), as suas professoras titulares de turma, coordenadora de escola, encarregados de educação e professora A.E.C./investigadora. Os métodos de recolha de dados usados foram as entrevistas individuais e em grupo com questões abertas, registos de observações, de conversas informais ou reuniões, notas de campo, diários de bordo, questionários com questões abertas e fechadas. Foi construída uma escala de autoeficácia com base no guia para a construção de escalas de autoeficácia de Bandura (2006). Os resultados traduzem uma maior competência musical dos alunos, um elevado grau de satisfação de todos os participantes do estudo e por isso um desejo de realização de esforços conjuntos, para proporcionar um ambiente de aprendizagem aos alunos. Observou-se um reposicionamento da música ao nível curricular e do enriquecimento, resultando numa melhoria da articulação horizontal e vertical, bem como das práticas musicais. Este trabalho apresenta como consequência, uma proposta de um programa que visa construir, dentro do quadro legal atual e com os recursos humanos existentes no terreno, uma alternativa para uma melhoria da qualidade do ensino artístico e o fomento das práticas colaborativas na comunidade |
|---|