Publicação

Património Histórico no 1º Ciclo do Ensino Básico

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Este trabalho de projeto, assinala o desejo de contribuir, para um melhor conhecimento da importância e da existência de determinado património histórico nacional por parte dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. É através do ensino/aprendizagem da História que se desenvolvem diversas capacidades, competências e atitudes, tais como, a capacidade de análise e de síntese e o sentido crítico. O trabalho a desenvolver, tem como objetivo primordial a conceção, desenvolvimento e aplicação de conhecimentos e competências adquiridas com fins sociais e culturais. Pretende desenvolver valores, atitudes e práticas que contribuam para a formação de cidadãos conscientes e participativos numa sociedade democrática, com o objetivo de reconhecer e divulgar o património histórico, no sentido de incutir interesse e gosto pelo mesmo. Este trabalho de projeto, tem como objetivo investigar de que modo é que estes conceitos, a Nacionalidade/Identidade portuguesa, são ou não apropriados pelos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Tendo como temas secundários, as personagens e factos da história nacional com relevância para o meio local, onde este se vai desenvolver (Lisboa). Um outro objetivo secundário será a forma como os factos históricos se relacionam com os monumentos locais, bem como a sua importância para a construção da identidade. Deste modo, tem como intuito, a promoção, preservação e conservação do património histórico perante os alunos e familiares, de forma a reconhecer e valorizar o património histórico e cultural. Genericamente, este trabalho divide-se em quatro grandes grupos, respetivamente o primeiro aborda a questão da história local e o processo ensino-aprendizagem, o segundo engloba a formulação geral da problemática em estudo, o terceiro cinge-se às metodologias utilizadas e finalmente o quarto e último trata a análise e discussão de resultados relativos aos inquéritos realizados aos alunos e encarregados de educação.
Autores principais:Gaspar, Mónica Carla Campos
Assunto:1º Ciclo do Ensino Básico Património Histórico e Cultural História Local Nacionalidade Identidade
Ano:2011
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Universidade Nova de Lisboa
Idioma:português
Origem:Repositório Institucional da UNL
Descrição
Resumo:Este trabalho de projeto, assinala o desejo de contribuir, para um melhor conhecimento da importância e da existência de determinado património histórico nacional por parte dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. É através do ensino/aprendizagem da História que se desenvolvem diversas capacidades, competências e atitudes, tais como, a capacidade de análise e de síntese e o sentido crítico. O trabalho a desenvolver, tem como objetivo primordial a conceção, desenvolvimento e aplicação de conhecimentos e competências adquiridas com fins sociais e culturais. Pretende desenvolver valores, atitudes e práticas que contribuam para a formação de cidadãos conscientes e participativos numa sociedade democrática, com o objetivo de reconhecer e divulgar o património histórico, no sentido de incutir interesse e gosto pelo mesmo. Este trabalho de projeto, tem como objetivo investigar de que modo é que estes conceitos, a Nacionalidade/Identidade portuguesa, são ou não apropriados pelos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Tendo como temas secundários, as personagens e factos da história nacional com relevância para o meio local, onde este se vai desenvolver (Lisboa). Um outro objetivo secundário será a forma como os factos históricos se relacionam com os monumentos locais, bem como a sua importância para a construção da identidade. Deste modo, tem como intuito, a promoção, preservação e conservação do património histórico perante os alunos e familiares, de forma a reconhecer e valorizar o património histórico e cultural. Genericamente, este trabalho divide-se em quatro grandes grupos, respetivamente o primeiro aborda a questão da história local e o processo ensino-aprendizagem, o segundo engloba a formulação geral da problemática em estudo, o terceiro cinge-se às metodologias utilizadas e finalmente o quarto e último trata a análise e discussão de resultados relativos aos inquéritos realizados aos alunos e encarregados de educação.