Publicação
Património Histórico no 1º Ciclo do Ensino Básico
| Resumo: | Este trabalho de projeto, assinala o desejo de contribuir, para um melhor conhecimento da importância e da existência de determinado património histórico nacional por parte dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. É através do ensino/aprendizagem da História que se desenvolvem diversas capacidades, competências e atitudes, tais como, a capacidade de análise e de síntese e o sentido crítico. O trabalho a desenvolver, tem como objetivo primordial a conceção, desenvolvimento e aplicação de conhecimentos e competências adquiridas com fins sociais e culturais. Pretende desenvolver valores, atitudes e práticas que contribuam para a formação de cidadãos conscientes e participativos numa sociedade democrática, com o objetivo de reconhecer e divulgar o património histórico, no sentido de incutir interesse e gosto pelo mesmo. Este trabalho de projeto, tem como objetivo investigar de que modo é que estes conceitos, a Nacionalidade/Identidade portuguesa, são ou não apropriados pelos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Tendo como temas secundários, as personagens e factos da história nacional com relevância para o meio local, onde este se vai desenvolver (Lisboa). Um outro objetivo secundário será a forma como os factos históricos se relacionam com os monumentos locais, bem como a sua importância para a construção da identidade. Deste modo, tem como intuito, a promoção, preservação e conservação do património histórico perante os alunos e familiares, de forma a reconhecer e valorizar o património histórico e cultural. Genericamente, este trabalho divide-se em quatro grandes grupos, respetivamente o primeiro aborda a questão da história local e o processo ensino-aprendizagem, o segundo engloba a formulação geral da problemática em estudo, o terceiro cinge-se às metodologias utilizadas e finalmente o quarto e último trata a análise e discussão de resultados relativos aos inquéritos realizados aos alunos e encarregados de educação. |
|---|---|
| Autores principais: | Gaspar, Mónica Carla Campos |
| Assunto: | 1º Ciclo do Ensino Básico Património Histórico e Cultural História Local Nacionalidade Identidade |
| Ano: | 2011 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | dissertação de mestrado |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Universidade Nova de Lisboa |
| Idioma: | português |
| Origem: | Repositório Institucional da UNL |
| Resumo: | Este trabalho de projeto, assinala o desejo de contribuir, para um melhor conhecimento da importância e da existência de determinado património histórico nacional por parte dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. É através do ensino/aprendizagem da História que se desenvolvem diversas capacidades, competências e atitudes, tais como, a capacidade de análise e de síntese e o sentido crítico. O trabalho a desenvolver, tem como objetivo primordial a conceção, desenvolvimento e aplicação de conhecimentos e competências adquiridas com fins sociais e culturais. Pretende desenvolver valores, atitudes e práticas que contribuam para a formação de cidadãos conscientes e participativos numa sociedade democrática, com o objetivo de reconhecer e divulgar o património histórico, no sentido de incutir interesse e gosto pelo mesmo. Este trabalho de projeto, tem como objetivo investigar de que modo é que estes conceitos, a Nacionalidade/Identidade portuguesa, são ou não apropriados pelos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Tendo como temas secundários, as personagens e factos da história nacional com relevância para o meio local, onde este se vai desenvolver (Lisboa). Um outro objetivo secundário será a forma como os factos históricos se relacionam com os monumentos locais, bem como a sua importância para a construção da identidade. Deste modo, tem como intuito, a promoção, preservação e conservação do património histórico perante os alunos e familiares, de forma a reconhecer e valorizar o património histórico e cultural. Genericamente, este trabalho divide-se em quatro grandes grupos, respetivamente o primeiro aborda a questão da história local e o processo ensino-aprendizagem, o segundo engloba a formulação geral da problemática em estudo, o terceiro cinge-se às metodologias utilizadas e finalmente o quarto e último trata a análise e discussão de resultados relativos aos inquéritos realizados aos alunos e encarregados de educação. |
|---|