Publicação
Música ComPassos. Abordagem sobre o processo de Ensino/Aprendizagem em Educação Musical
| Resumo: | O presente relatório incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrante do Mestrado em Ensino da Musical no Ensino Básico (2.º ciclo do Ensino Básico), lecionado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Este relatório de estágio, pretende refletir sobre o processo de aprendizagem e ensino da música em contexto escolar. Pretende também abordar vários pedagogos que se destacaram no ensino em geral, mas também no ensino de educação musical, dos quais fui embebendo práticas pedagógicas e as fui adaptando ao longo do meu percurso profissional. Tentei com este relatório refletir sobre a forma como lecionava e como poderia melhorar a relação com os meus alunos, partindo do princípio de como devo ensinar e perceber como as pessoas, crianças, adolescentes ou adultos, aprendem música, e afirmar que não existe um método ou teoria mais correto ou certo, mas que todos se complementam e nos influenciam na nossa prática pedagógica. Cabe a nós absorver todas as aprendizagens e sabê-las adaptar ao público-alvo que temos à nossa frente, procurando renovação constante sempre em busca do melhor caminho a seguir para conseguirmos chegar “ao outro” através da música. |
|---|---|
| Autores principais: | Silva, Mária Lúcia Nunes da |
| Assunto: | Educação Musical Ensino Aprendizagem Pedagogos Práticas Pedagógicas Prática Musical Currículo Prática Pedagoguesde Ensino Supervisionado Music Education Pedagogical Practice Music Practice Curriculum Supervised Teaching Practice |
| Ano: | 2022 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | dissertação de mestrado |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Universidade Nova de Lisboa |
| Idioma: | português |
| Origem: | Repositório Institucional da UNL |
| Resumo: | O presente relatório incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrante do Mestrado em Ensino da Musical no Ensino Básico (2.º ciclo do Ensino Básico), lecionado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Este relatório de estágio, pretende refletir sobre o processo de aprendizagem e ensino da música em contexto escolar. Pretende também abordar vários pedagogos que se destacaram no ensino em geral, mas também no ensino de educação musical, dos quais fui embebendo práticas pedagógicas e as fui adaptando ao longo do meu percurso profissional. Tentei com este relatório refletir sobre a forma como lecionava e como poderia melhorar a relação com os meus alunos, partindo do princípio de como devo ensinar e perceber como as pessoas, crianças, adolescentes ou adultos, aprendem música, e afirmar que não existe um método ou teoria mais correto ou certo, mas que todos se complementam e nos influenciam na nossa prática pedagógica. Cabe a nós absorver todas as aprendizagens e sabê-las adaptar ao público-alvo que temos à nossa frente, procurando renovação constante sempre em busca do melhor caminho a seguir para conseguirmos chegar “ao outro” através da música. |
|---|