Publicação
Interagir para comunicar: a importância de diferentes dinâmicas de grupo no ensino-aprendizagem da língua estrangeira
| Resumo: | Este trabalho pretende relatar a minha experiência na Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.), no Colégio de S. João de Brito, em Lisboa, no ano lectivo de 2010/ 2011. Após a caracterização deste estabelecimento de ensino e da turma acompanhada, um nono ano de Espanhol, faço uma descrição das actividades desenvolvidas como professora estagiária: a observação de aulas, as planificações de aulas assistidas, os métodos abordados, o processo de orientação e uma reflexão sobre a minha prática docente. Incluído neste relatório está também o resultado da minha investigação pessoal sobre a interacção em contexto de sala de aula de línguas estrangeiras, nomeadamente de Espanhol. O principal objectivo é destacar a importância da interacção no desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos e alertar para a necessidade de proceder a algumas mudanças, tanto nos métodos de ensino como nos da aprendizagem, que permitam que essa interacção aconteça. |
|---|---|
| Autores principais: | Campos, Adelaide Fonseca de |
| Assunto: | Prática lectiva Interacção Comunicar Abordagem comunicativa Competência comunicativa Competência sociolinguística Dinâmicas de grupo Gestão do espaço |
| Ano: | 2011 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | dissertação de mestrado |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Universidade Nova de Lisboa |
| Idioma: | português |
| Origem: | Repositório Institucional da UNL |
| Resumo: | Este trabalho pretende relatar a minha experiência na Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.), no Colégio de S. João de Brito, em Lisboa, no ano lectivo de 2010/ 2011. Após a caracterização deste estabelecimento de ensino e da turma acompanhada, um nono ano de Espanhol, faço uma descrição das actividades desenvolvidas como professora estagiária: a observação de aulas, as planificações de aulas assistidas, os métodos abordados, o processo de orientação e uma reflexão sobre a minha prática docente. Incluído neste relatório está também o resultado da minha investigação pessoal sobre a interacção em contexto de sala de aula de línguas estrangeiras, nomeadamente de Espanhol. O principal objectivo é destacar a importância da interacção no desenvolvimento das competências comunicativas dos alunos e alertar para a necessidade de proceder a algumas mudanças, tanto nos métodos de ensino como nos da aprendizagem, que permitam que essa interacção aconteça. |
|---|