Publicação
Gestão Sustentável de Resíduos Urbanos no Município de Santarém: Promover o Envolvimento da Sociedade na Recolha Seletiva
| Resumo: | Este relatório tem como objetivo demonstrar as atividades realizadas, durante o estágio na Divisão de Ambiente e Sustentabilidade, na Câmara Municipal de Santarém, como componente não letiva do Mestrado de Gestão do Território, especialidade em Ambiente e Recursos Naturais. O tema principal deste relatório de estágio é a gestão dos resíduos urbanos através da recolha seletiva, com um foco no envolvimento da população, do município de Santarém, apresentando-se, os dois principais projetos desenvolvidos, na Divisão de Ambiente e Sustentabilidade. No âmbito das temáticas da reciclagem, da conservação dos recursos naturais e da economia circular – “Do Montado à Rolha” – e no contexto da gestão dos resíduos urbanos – “Reciclar Casa a Casa”. A gestão dos resíduos tem sido um tema muito explorado a nível nacional e internacional, em função da dificuldade na sua gestão. Por isso, têm sido elaborados planos estratégicos e promulgada legislação numa tentativa de responder às preocupações e dificuldades sentidas nessa problemática. O município de Santarém ilustra uma situação deste tipo nomeadamente no cumprimento de algumas metas do PERSU 2020, com destaque para a meta de retomas de recolha seletiva. |
|---|---|
| Autores principais: | Cunha, Sara Patrícia Inácio da |
| Assunto: | Resíduos Urbanos Recolha Seletiva Santarém Gestão resíduos urbanos Sustentabilidade Município de Santarém Municipal waste management Selective collection Sustainability |
| Ano: | 2021 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | dissertação de mestrado |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Universidade Nova de Lisboa |
| Idioma: | português |
| Origem: | Repositório Institucional da UNL |
| Resumo: | Este relatório tem como objetivo demonstrar as atividades realizadas, durante o estágio na Divisão de Ambiente e Sustentabilidade, na Câmara Municipal de Santarém, como componente não letiva do Mestrado de Gestão do Território, especialidade em Ambiente e Recursos Naturais. O tema principal deste relatório de estágio é a gestão dos resíduos urbanos através da recolha seletiva, com um foco no envolvimento da população, do município de Santarém, apresentando-se, os dois principais projetos desenvolvidos, na Divisão de Ambiente e Sustentabilidade. No âmbito das temáticas da reciclagem, da conservação dos recursos naturais e da economia circular – “Do Montado à Rolha” – e no contexto da gestão dos resíduos urbanos – “Reciclar Casa a Casa”. A gestão dos resíduos tem sido um tema muito explorado a nível nacional e internacional, em função da dificuldade na sua gestão. Por isso, têm sido elaborados planos estratégicos e promulgada legislação numa tentativa de responder às preocupações e dificuldades sentidas nessa problemática. O município de Santarém ilustra uma situação deste tipo nomeadamente no cumprimento de algumas metas do PERSU 2020, com destaque para a meta de retomas de recolha seletiva. |
|---|