Publicação

Gestão Sustentável de Resíduos Urbanos no Município de Santarém: Promover o Envolvimento da Sociedade na Recolha Seletiva

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Este relatório tem como objetivo demonstrar as atividades realizadas, durante o estágio na Divisão de Ambiente e Sustentabilidade, na Câmara Municipal de Santarém, como componente não letiva do Mestrado de Gestão do Território, especialidade em Ambiente e Recursos Naturais. O tema principal deste relatório de estágio é a gestão dos resíduos urbanos através da recolha seletiva, com um foco no envolvimento da população, do município de Santarém, apresentando-se, os dois principais projetos desenvolvidos, na Divisão de Ambiente e Sustentabilidade. No âmbito das temáticas da reciclagem, da conservação dos recursos naturais e da economia circular – “Do Montado à Rolha” – e no contexto da gestão dos resíduos urbanos – “Reciclar Casa a Casa”. A gestão dos resíduos tem sido um tema muito explorado a nível nacional e internacional, em função da dificuldade na sua gestão. Por isso, têm sido elaborados planos estratégicos e promulgada legislação numa tentativa de responder às preocupações e dificuldades sentidas nessa problemática. O município de Santarém ilustra uma situação deste tipo nomeadamente no cumprimento de algumas metas do PERSU 2020, com destaque para a meta de retomas de recolha seletiva.
Autores principais:Cunha, Sara Patrícia Inácio da
Assunto:Resíduos Urbanos Recolha Seletiva Santarém Gestão resíduos urbanos Sustentabilidade Município de Santarém Municipal waste management Selective collection Sustainability
Ano:2021
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Universidade Nova de Lisboa
Idioma:português
Origem:Repositório Institucional da UNL
Descrição
Resumo:Este relatório tem como objetivo demonstrar as atividades realizadas, durante o estágio na Divisão de Ambiente e Sustentabilidade, na Câmara Municipal de Santarém, como componente não letiva do Mestrado de Gestão do Território, especialidade em Ambiente e Recursos Naturais. O tema principal deste relatório de estágio é a gestão dos resíduos urbanos através da recolha seletiva, com um foco no envolvimento da população, do município de Santarém, apresentando-se, os dois principais projetos desenvolvidos, na Divisão de Ambiente e Sustentabilidade. No âmbito das temáticas da reciclagem, da conservação dos recursos naturais e da economia circular – “Do Montado à Rolha” – e no contexto da gestão dos resíduos urbanos – “Reciclar Casa a Casa”. A gestão dos resíduos tem sido um tema muito explorado a nível nacional e internacional, em função da dificuldade na sua gestão. Por isso, têm sido elaborados planos estratégicos e promulgada legislação numa tentativa de responder às preocupações e dificuldades sentidas nessa problemática. O município de Santarém ilustra uma situação deste tipo nomeadamente no cumprimento de algumas metas do PERSU 2020, com destaque para a meta de retomas de recolha seletiva.