Publicação
Desafios de trabalhar nos serviços de promoção da qualidade de vida no trabalho numa organização pública federal durante a pandemia de COVID-19
| Resumo: | Resumo Os objetivos do presente estudo são destacar e analisar as mudanças na gestão do trabalho que ocorreram na atividade de trabalhadores de um órgão público federal, durante o período da pandemia de Covid-19. A perspectiva ergológica, com ênfase nas renormatizações e em seus efeitos nas Entidades Coletivas Relativamente Pertinentes (ECRP), foi utilizada para a melhor compreensão de situações narradas pelos trabalhadores. A metodologia adotada fundou-se na realização de entrevistas individuais inspiradas na história oral como gênero de discurso, focadas em fazer com que os trabalhadores contassem as suas experiências de trabalho. Como resultado, observou-se microgestão na renormatização de protocolos, a partir de outros usos das prescrições, de forma a ampliar os serviços via teletrabalho, fato que demandou a formação de novas ECRP. |
|---|---|
| Autores principais: | Silva,Nair Monteiro da |
| Outros Autores: | Muniz,Hélder Pordeus |
| Assunto: | pandemia teletrabalho ergologia renormatização |
| Ano: | 2025 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | artigo |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Fundação para a Ciência e Tecnologia |
| Idioma: | português |
| Origem: | SciELO Portugal |
| Resumo: | Resumo Os objetivos do presente estudo são destacar e analisar as mudanças na gestão do trabalho que ocorreram na atividade de trabalhadores de um órgão público federal, durante o período da pandemia de Covid-19. A perspectiva ergológica, com ênfase nas renormatizações e em seus efeitos nas Entidades Coletivas Relativamente Pertinentes (ECRP), foi utilizada para a melhor compreensão de situações narradas pelos trabalhadores. A metodologia adotada fundou-se na realização de entrevistas individuais inspiradas na história oral como gênero de discurso, focadas em fazer com que os trabalhadores contassem as suas experiências de trabalho. Como resultado, observou-se microgestão na renormatização de protocolos, a partir de outros usos das prescrições, de forma a ampliar os serviços via teletrabalho, fato que demandou a formação de novas ECRP. |
|---|