Publicação

Uma etiologia incomum de síndroma de má absorção

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Introdução: Os distúrbios da absorção dizem respeito a um largo espetro de condições com múltiplas etiologias e manifestações clínicas variadas. Este caso demonstra um efeito adverso raro do olmesartan-medoxomilo, que se manifestou de forma indolente. Com este relato de caso pretende-se chamar a atenção para a necessidade da revisão terapêutica como ponto fulcral no estudo etiológico de uma síndroma de má absorção, bem como elucidar alguns diagnósticos diferenciais mais frequentes. Descrição do caso: Mulher de 60 anos, com antecedentes de hipertensão arterial diagnosticada em 2013 e medicada com olmesartan desde essa altura. Apresentou quadro de diarreia com mais de quatro semanas de evolução; iniciou-se investigação, que foi inconclusiva dada a regressão espontânea do quadro. Cerca de quatro meses depois apresentou vómitos e perda de peso, tendo-se progredido na investigação etiológica que foi inconclusiva. Após alteração do anti-hipertensor, as queixas desapareceram por completo. Comentário: A síndroma de má absorção, tendo como agente causal o olmesartan-medoxomilo, é um diagnóstico raro, mas que pode ter consequências graves para o doente. Recomenda-se que nos doentes medicados com olmesartan e que desenvolvam estes sintomas, na ausência de outra causa, o fármaco seja descontinuado.
Autores principais:Braga,Beatriz Pavão
Outros Autores:Almeida,Nuno; Paiva,Clara
Assunto:Olmesartan Má absorção Olmesartan-medoxomilo
Ano:2019
País:Portugal
Tipo de documento:relatório
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Fundação para a Ciência e Tecnologia
Idioma:português
Origem:SciELO Portugal
Descrição
Resumo:Introdução: Os distúrbios da absorção dizem respeito a um largo espetro de condições com múltiplas etiologias e manifestações clínicas variadas. Este caso demonstra um efeito adverso raro do olmesartan-medoxomilo, que se manifestou de forma indolente. Com este relato de caso pretende-se chamar a atenção para a necessidade da revisão terapêutica como ponto fulcral no estudo etiológico de uma síndroma de má absorção, bem como elucidar alguns diagnósticos diferenciais mais frequentes. Descrição do caso: Mulher de 60 anos, com antecedentes de hipertensão arterial diagnosticada em 2013 e medicada com olmesartan desde essa altura. Apresentou quadro de diarreia com mais de quatro semanas de evolução; iniciou-se investigação, que foi inconclusiva dada a regressão espontânea do quadro. Cerca de quatro meses depois apresentou vómitos e perda de peso, tendo-se progredido na investigação etiológica que foi inconclusiva. Após alteração do anti-hipertensor, as queixas desapareceram por completo. Comentário: A síndroma de má absorção, tendo como agente causal o olmesartan-medoxomilo, é um diagnóstico raro, mas que pode ter consequências graves para o doente. Recomenda-se que nos doentes medicados com olmesartan e que desenvolvam estes sintomas, na ausência de outra causa, o fármaco seja descontinuado.