Publicação
A CPLP e a dignidade humana, em tempo de Direitos Humanos
| Resumo: | Resumo A preocupação pelos direitos humanos ganha maior força na Comunidade Internacional a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, com a criação da Organização das Nações Unidas e a aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Homem, em 10 de dezembro de 1948. A promoção da dignidade humana passou a fazer parte do vocabulário das Organizações Internacionais, entretanto criadas, entre as quais, a CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Vários têm sido os atropelos aos direitos humanos, cometidos quer por líderes dos países, quer pelo cidadão comum. A CPLP, além da promoção e difusão da língua portuguesa, tem também a missão de incentivar os seus membros a respeitarem os direitos humanos, em ordem à valorização da dignidade humana. O século XXI deve ser o século da luta contra o “descarte” humano e reconhecimento que todos somos importantes, porque somos humanos, independentemente das diferenças. |
|---|---|
| Autores principais: | Campos,Fernando |
| Assunto: | direitos humanos dignidade humana CPLP promoção ser humano |
| Ano: | 2020 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | artigo |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Fundação para a Ciência e Tecnologia |
| Idioma: | português |
| Origem: | SciELO Portugal |
| Resumo: | Resumo A preocupação pelos direitos humanos ganha maior força na Comunidade Internacional a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, com a criação da Organização das Nações Unidas e a aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Homem, em 10 de dezembro de 1948. A promoção da dignidade humana passou a fazer parte do vocabulário das Organizações Internacionais, entretanto criadas, entre as quais, a CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Vários têm sido os atropelos aos direitos humanos, cometidos quer por líderes dos países, quer pelo cidadão comum. A CPLP, além da promoção e difusão da língua portuguesa, tem também a missão de incentivar os seus membros a respeitarem os direitos humanos, em ordem à valorização da dignidade humana. O século XXI deve ser o século da luta contra o “descarte” humano e reconhecimento que todos somos importantes, porque somos humanos, independentemente das diferenças. |
|---|