Publicação

As políticas amazónicas do Brasil (2019-2022) e a necessidade de uma mudança transformadora

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Resumo Apesar do seu potencial para transitar para uma economia verde, o Brasil tornou-se nos últimos anos um vilão ambiental. O Governo antiambiental e anti-indígena do Presidente Jair Bolsonaro (2019-2022) desmantelou parcialmente a governança ambiental. A Amazónia e as suas populações mais que humanas foram severamente atingidas pela agenda predatória de Bolsonaro, que apoiou e legitimou os interesses de forças anticonservacionistas no seio de setores económicos como o agro-negócio e a mineração, e alimentou o crime organizado e a violência na região. O artigo analisa as políticas amazónicas durante aquele período e discute a importância e as possibilidades de uma abordagem transforma- dora para a governança da região.
Autores principais:Pereira,Joana Castro
Assunto:governança ambiental Brasil Amazónia Jair Bolsonaro
Ano:2022
País:Portugal
Tipo de documento:artigo
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Fundação para a Ciência e Tecnologia
Idioma:português
Origem:SciELO Portugal
Descrição
Resumo:Resumo Apesar do seu potencial para transitar para uma economia verde, o Brasil tornou-se nos últimos anos um vilão ambiental. O Governo antiambiental e anti-indígena do Presidente Jair Bolsonaro (2019-2022) desmantelou parcialmente a governança ambiental. A Amazónia e as suas populações mais que humanas foram severamente atingidas pela agenda predatória de Bolsonaro, que apoiou e legitimou os interesses de forças anticonservacionistas no seio de setores económicos como o agro-negócio e a mineração, e alimentou o crime organizado e a violência na região. O artigo analisa as políticas amazónicas durante aquele período e discute a importância e as possibilidades de uma abordagem transforma- dora para a governança da região.