Publicação

O Estudo do Meio e a Cidadania na construção de um projeto integrado de Conhecimento

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:O presente Relatório de Estágio descreve, analisa e reflete todo o trabalho que foi desenvolvido no decorrer das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, que integram o plano de estudo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. O Relatório, intitulado O Estudo do Meio e a Cidadania na construção de um projeto integrado de Conhecimento tem como objetivo tornar a sala de atividade e de aula em ambientes potencializadores de aprendizagens integradas e significativas no âmbito do Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio e da Cidadania. Atendendo aos seus objetivos e natureza, o Relatório de Estágio apresenta um enquadramento teórico que o enforma, no qual se analisa e reflete os conceitos de Integração Curricular, Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio e Formação Pessoal e Social/Cidadania, e as suas implicações educacionais no domínio do currículo português. Descreve e reflete as práticas educativas desenvolvidas em contexto de estágios pedagógicos, que tiveram na sua base a promoção de uma educação para a cidadania integrada e contextualizada. Assim como apresenta e discute as conceções e as representações dos educadores e dos professores relativamente à promoção do processo educativo integrado das áreas do Estudo do Meio e da Cidadania. Com a realização deste estudo, concluímos que os professores que responderam ao inquérito por questionário e as duas orientadoras cooperantes entrevistadas defendem que desenvolver uma prática curricular integrada é importante para estimular nas crianças/alunos o gosto pela aprendizagem e os tornar cidadãos reflexivos e críticos. Verificamos ainda que não obstante o reconhecimento da importância da integração curricular na promoção da educação para a cidadania ativa, a maioria dos docentes confunde o conceito de integração curricular com o conceito de interdisciplinaridade, o que faz com que, apesar de terem alegado promover a integração curricular, estes docentes apenas promovem um processo interdisciplinar de educação para a cidadania. Concluímos o Relatório reconhecendo a importância da integração curricular na construção do conhecimento contextualizado e significativo das crianças/alunos, enquanto cidadãos ativos, críticos e responsáveis, capazes de responder aos desafios da sociedade em que vivem.
Autores principais:Jardim, Maria João Araújo
Assunto:Integração Curricular Estudo do Meio Cidadania
Ano:2024
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Universidade dos Açores
Idioma:português
Origem:Repositório da Universidade dos Açores
Descrição
Resumo:O presente Relatório de Estágio descreve, analisa e reflete todo o trabalho que foi desenvolvido no decorrer das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, que integram o plano de estudo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. O Relatório, intitulado O Estudo do Meio e a Cidadania na construção de um projeto integrado de Conhecimento tem como objetivo tornar a sala de atividade e de aula em ambientes potencializadores de aprendizagens integradas e significativas no âmbito do Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio e da Cidadania. Atendendo aos seus objetivos e natureza, o Relatório de Estágio apresenta um enquadramento teórico que o enforma, no qual se analisa e reflete os conceitos de Integração Curricular, Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio e Formação Pessoal e Social/Cidadania, e as suas implicações educacionais no domínio do currículo português. Descreve e reflete as práticas educativas desenvolvidas em contexto de estágios pedagógicos, que tiveram na sua base a promoção de uma educação para a cidadania integrada e contextualizada. Assim como apresenta e discute as conceções e as representações dos educadores e dos professores relativamente à promoção do processo educativo integrado das áreas do Estudo do Meio e da Cidadania. Com a realização deste estudo, concluímos que os professores que responderam ao inquérito por questionário e as duas orientadoras cooperantes entrevistadas defendem que desenvolver uma prática curricular integrada é importante para estimular nas crianças/alunos o gosto pela aprendizagem e os tornar cidadãos reflexivos e críticos. Verificamos ainda que não obstante o reconhecimento da importância da integração curricular na promoção da educação para a cidadania ativa, a maioria dos docentes confunde o conceito de integração curricular com o conceito de interdisciplinaridade, o que faz com que, apesar de terem alegado promover a integração curricular, estes docentes apenas promovem um processo interdisciplinar de educação para a cidadania. Concluímos o Relatório reconhecendo a importância da integração curricular na construção do conhecimento contextualizado e significativo das crianças/alunos, enquanto cidadãos ativos, críticos e responsáveis, capazes de responder aos desafios da sociedade em que vivem.