Publicação

Desenvolvimento de fármacos para doenças neuro-degenerativas

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:As doenças neuro-degenerativas, exemplificadas pela doença de Alzheimer (DA) e doença de Huntington (DH), são caraterizadas por uma disfunção progressiva do sistema nervoso central. Na DA a sintomatologia está relacionada com a perda de capacidades intelectuais e domínios cognitivos, comprometendo, por isso, a memória, a linguagem e por fim as competências visuais e espaciais. A fisiopatologia da DA ainda hoje não está completamente clara e vários fatores são sugestivos para o seu desenvolvimento, tais como, níveis baixos de acetilcolina, acumulação de placas ß-amiloides, agregação da proteína tau e stress oxidativo. Quanto à DH, é uma doença hereditária autossómica dominante responsável pela formação de uma proteína poliglutamina mutante que tem efeito tóxico. Assim, a diminuição da excitotoxicidade e da disfunção mitocondrial são alguns dos objetivos a atingir com a terapêutica. O principal sintoma é a perda de controlo motor, resultando em movimentos desinibidos e descoordenados, muitas vezes denominados de coreia. Atualmente, nenhuma destas patologias tem cura. Todos os fármacos utilizados são apenas para controlo sintomático melhorando a qualidade de vida dos doentes. Na presente monografia, procede-se à revisão bibliográfica de novos fármacos para o tratamento destas duas doenças neuro-degenerativas abordando algumas das estratégias chave para o desenvolvimento de novas moléculas que possam agir na patogénese da DA e DH. Contudo, um dos principais obstáculos no processo de síntese destes fármacos é a passagem pela barreira hematoencefálica existente no sistema nervoso central. Os esforços têm sido dirigidos para que estes fármacos, além de atuarem no target correto, sejam lipofílicos o suficiente para penetrar nesta barreira fisiológica e assim ter um efeito mais elevado no SNC.
Autores principais:Gonçalves, Fátima Letícia Santos
Assunto:Antioxidantes Doença de Alzheimer Doença de Huntington Doenças neuro-degenerativas Huntingtin Inibidores da acetilcolinesterase Mestrado Integrado - 2015 Stress oxidativo ß-amiloides
Ano:2015
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso restrito
Instituição associada:Universidade de Lisboa
Idioma:português
Origem:Repositório da Universidade de Lisboa
_version_ 1866811148980977664
author Gonçalves, Fátima Letícia Santos
author_facet Gonçalves, Fátima Letícia Santos
author_role author
contributor_name_str_mv Ressurreição, Ana Sofia
Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Gonçalves, Fátima Letícia Santos\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Ressurreição, Ana Sofia
Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Gonçalves, Fátima Letícia Santos
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2017-03-07T10:06:35Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2017-03-07T10:06:35Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_16ec
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Antioxidantes
Doença de Alzheimer
Doença de Huntington
Doenças neuro-degenerativas
Huntingtin
Inibidores da acetilcolinesterase
Mestrado Integrado - 2015
Stress oxidativo
ß-amiloides
datacite.titles.title.fl_str_mv Desenvolvimento de fármacos para doenças neuro-degenerativas
dc.contributor.none.fl_str_mv Ressurreição, Ana Sofia
Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
dc.creator.none.fl_str_mv Gonçalves, Fátima Letícia Santos
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-07T10:06:35Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2017-03-07T10:06:35Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/26995
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_16ec
dc.subject.none.fl_str_mv Antioxidantes
Doença de Alzheimer
Doença de Huntington
Doenças neuro-degenerativas
Huntingtin
Inibidores da acetilcolinesterase
Mestrado Integrado - 2015
Stress oxidativo
ß-amiloides
dc.title.fl_str_mv Desenvolvimento de fármacos para doenças neuro-degenerativas
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description As doenças neuro-degenerativas, exemplificadas pela doença de Alzheimer (DA) e doença de Huntington (DH), são caraterizadas por uma disfunção progressiva do sistema nervoso central. Na DA a sintomatologia está relacionada com a perda de capacidades intelectuais e domínios cognitivos, comprometendo, por isso, a memória, a linguagem e por fim as competências visuais e espaciais. A fisiopatologia da DA ainda hoje não está completamente clara e vários fatores são sugestivos para o seu desenvolvimento, tais como, níveis baixos de acetilcolina, acumulação de placas ß-amiloides, agregação da proteína tau e stress oxidativo. Quanto à DH, é uma doença hereditária autossómica dominante responsável pela formação de uma proteína poliglutamina mutante que tem efeito tóxico. Assim, a diminuição da excitotoxicidade e da disfunção mitocondrial são alguns dos objetivos a atingir com a terapêutica. O principal sintoma é a perda de controlo motor, resultando em movimentos desinibidos e descoordenados, muitas vezes denominados de coreia. Atualmente, nenhuma destas patologias tem cura. Todos os fármacos utilizados são apenas para controlo sintomático melhorando a qualidade de vida dos doentes. Na presente monografia, procede-se à revisão bibliográfica de novos fármacos para o tratamento destas duas doenças neuro-degenerativas abordando algumas das estratégias chave para o desenvolvimento de novas moléculas que possam agir na patogénese da DA e DH. Contudo, um dos principais obstáculos no processo de síntese destes fármacos é a passagem pela barreira hematoencefálica existente no sistema nervoso central. Os esforços têm sido dirigidos para que estes fármacos, além de atuarem no target correto, sejam lipofílicos o suficiente para penetrar nesta barreira fisiológica e assim ter um efeito mais elevado no SNC.
dirty 0
eu_rights_str_mv restrictedAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://repositorio.ulisboa.pt/bitstreams/ac5089b0-c0b1-4b73-9b46-aa897523c4c1/download
id ul_025e7abb9fb5303d043b49bbfaa97607
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/26995
instacron_str ul
institution Universidade de Lisboa
instname_str Universidade de Lisboa
language por
network_acronym_str ul
network_name_str Repositório da Universidade de Lisboa
oai_identifier_str oai:repositorio.ulisboa.pt:10451/26995
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ul
person_str_mv Gonçalves, Fátima Letícia Santos
publishDate 2015
reponame_str Repositório da Universidade de Lisboa
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ul
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ul
spelling porAs doenças neuro-degenerativas, exemplificadas pela doença de Alzheimer (DA) e doença de Huntington (DH), são caraterizadas por uma disfunção progressiva do sistema nervoso central. Na DA a sintomatologia está relacionada com a perda de capacidades intelectuais e domínios cognitivos, comprometendo, por isso, a memória, a linguagem e por fim as competências visuais e espaciais. A fisiopatologia da DA ainda hoje não está completamente clara e vários fatores são sugestivos para o seu desenvolvimento, tais como, níveis baixos de acetilcolina, acumulação de placas ß-amiloides, agregação da proteína tau e stress oxidativo. Quanto à DH, é uma doença hereditária autossómica dominante responsável pela formação de uma proteína poliglutamina mutante que tem efeito tóxico. Assim, a diminuição da excitotoxicidade e da disfunção mitocondrial são alguns dos objetivos a atingir com a terapêutica. O principal sintoma é a perda de controlo motor, resultando em movimentos desinibidos e descoordenados, muitas vezes denominados de coreia. Atualmente, nenhuma destas patologias tem cura. Todos os fármacos utilizados são apenas para controlo sintomático melhorando a qualidade de vida dos doentes. Na presente monografia, procede-se à revisão bibliográfica de novos fármacos para o tratamento destas duas doenças neuro-degenerativas abordando algumas das estratégias chave para o desenvolvimento de novas moléculas que possam agir na patogénese da DA e DH. Contudo, um dos principais obstáculos no processo de síntese destes fármacos é a passagem pela barreira hematoencefálica existente no sistema nervoso central. Os esforços têm sido dirigidos para que estes fármacos, além de atuarem no target correto, sejam lipofílicos o suficiente para penetrar nesta barreira fisiológica e assim ter um efeito mais elevado no SNC.application/pdfDesenvolvimento de fármacos para doenças neuro-degenerativasGonçalves, Fátima Letícia SantosRessurreição, Ana SofiaHostingInstitutionOrganizationalRepositório Científico de Acesso Aberto da ULisboae-mailmailto:repositorio@reitoria.ulisboa.ptrepositorio@reitoria.ulisboa.pt2017-03-07T10:06:35Z201520162015-01-01T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10451/26995http://purl.org/coar/access_right/c_16ecrestricted accessAntioxidantesDoença de AlzheimerDoença de HuntingtonDoenças neuro-degenerativasHuntingtinInibidores da acetilcolinesteraseMestrado Integrado - 2015Stress oxidativoß-amiloides1889047 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesishttp://purl.org/coar/access_right/c_16ecapplication/pdffulltexthttps://repositorio.ulisboa.pt/bitstreams/ac5089b0-c0b1-4b73-9b46-aa897523c4c1/download
spellingShingle Desenvolvimento de fármacos para doenças neuro-degenerativas
Gonçalves, Fátima Letícia Santos
Antioxidantes
Doença de Alzheimer
Doença de Huntington
Doenças neuro-degenerativas
Huntingtin
Inibidores da acetilcolinesterase
Mestrado Integrado - 2015
Stress oxidativo
ß-amiloides
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Antioxidantes
Doença de Alzheimer
Doença de Huntington
Doenças neuro-degenerativas
Huntingtin
Inibidores da acetilcolinesterase
Mestrado Integrado - 2015
Stress oxidativo
ß-amiloides
title Desenvolvimento de fármacos para doenças neuro-degenerativas
title_full Desenvolvimento de fármacos para doenças neuro-degenerativas
title_fullStr Desenvolvimento de fármacos para doenças neuro-degenerativas
title_full_unstemmed Desenvolvimento de fármacos para doenças neuro-degenerativas
title_short Desenvolvimento de fármacos para doenças neuro-degenerativas
title_sort Desenvolvimento de fármacos para doenças neuro-degenerativas
topic Antioxidantes
Doença de Alzheimer
Doença de Huntington
Doenças neuro-degenerativas
Huntingtin
Inibidores da acetilcolinesterase
Mestrado Integrado - 2015
Stress oxidativo
ß-amiloides
topic_facet Antioxidantes
Doença de Alzheimer
Doença de Huntington
Doenças neuro-degenerativas
Huntingtin
Inibidores da acetilcolinesterase
Mestrado Integrado - 2015
Stress oxidativo
ß-amiloides
url http://hdl.handle.net/10451/26995
visible 1