Publicação

Aplicação de tecnologias móveis na aula de história

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Nos últimos vinte anos, as tecnologias móveis têm evoluído com uma rapidez face à qual ainda não estamos plenamente confortáveis. Os telefones, que tinham dimensões consideráveis, ecrãs minúsculos a preto e branco ou verde e preto, foram evoluindo progressivamente até chegarmos à era dos smartphones, telemóveis pequenos, com os quais interagimos através de um touchscreen, que associam a conectividade das chamadas de voz e das SMS com uma panóplia de ferramentas que permitem condensar num só equipamento ou até substituir o uso de outros dispositivos cujas características são pouco práticas para transporte e uso diário. Associado à evolução das tecnologias, temos o crescimento massivo da utilização da Internet, da qual os smartphones e os tablets dependem para garantir o seu pleno funcionamento através de atualizações regulares, destinadas à correção de problemas provocados pelo software e à adição de novas ferramentas, destinadas a melhorar a interação do indivíduo com o seu dispositivo. Esta ligação entre a tecnologia móvel e a internet mostrou ter um potencial muito considerável para acomodar as necessidades do utilizador e facilitar a resolução de vários problemas. No entanto, em alguns contextos, como o escolar, pode ser motivo de distração, prejudicando as aprendizagens dos alunos, que em muitos casos parecem incapazes de resistir a interagir com o seu dispositivo móvel durante um período de aulas. Situações desse género criaram uma barreira considerável entre a escola e o uso de tecnologias móveis, em particular o smartphone. Este é visto frequentemente como um brinquedo cuja utilização em sala de aula é tendencialmente nociva, apesar das potencialidades que a utilização da tecnologia móvel pode trazer para a aprendizagem dos estudantes. Na disciplina de História, em que a investigação e a pesquisa responsável assumem um papel preponderante, saber utilizar as tecnologias móveis para ter acesso à informação, adquirir conhecimentos e desenvolver competências, é fundamental. Neste sentido, pretendo, com este Relatório de Estágio, demonstrar de que forma o Smartphone foi utilizado pelos alunos da turma do 9.º ano que acompanhei numa escola básica do concelho de Sintra, para benefício das suas aprendizagens e da consolidação dos conteúdos lecionados na aula de História.
Autores principais:Silva, Diogo Luís Resende da
Assunto:Comunicações móveis Tecnologia educativa Internet História - Estudo e ensino Aprendizagem Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Ano:2021
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Universidade de Lisboa
Idioma:português
Origem:Repositório da Universidade de Lisboa
Descrição
Resumo:Nos últimos vinte anos, as tecnologias móveis têm evoluído com uma rapidez face à qual ainda não estamos plenamente confortáveis. Os telefones, que tinham dimensões consideráveis, ecrãs minúsculos a preto e branco ou verde e preto, foram evoluindo progressivamente até chegarmos à era dos smartphones, telemóveis pequenos, com os quais interagimos através de um touchscreen, que associam a conectividade das chamadas de voz e das SMS com uma panóplia de ferramentas que permitem condensar num só equipamento ou até substituir o uso de outros dispositivos cujas características são pouco práticas para transporte e uso diário. Associado à evolução das tecnologias, temos o crescimento massivo da utilização da Internet, da qual os smartphones e os tablets dependem para garantir o seu pleno funcionamento através de atualizações regulares, destinadas à correção de problemas provocados pelo software e à adição de novas ferramentas, destinadas a melhorar a interação do indivíduo com o seu dispositivo. Esta ligação entre a tecnologia móvel e a internet mostrou ter um potencial muito considerável para acomodar as necessidades do utilizador e facilitar a resolução de vários problemas. No entanto, em alguns contextos, como o escolar, pode ser motivo de distração, prejudicando as aprendizagens dos alunos, que em muitos casos parecem incapazes de resistir a interagir com o seu dispositivo móvel durante um período de aulas. Situações desse género criaram uma barreira considerável entre a escola e o uso de tecnologias móveis, em particular o smartphone. Este é visto frequentemente como um brinquedo cuja utilização em sala de aula é tendencialmente nociva, apesar das potencialidades que a utilização da tecnologia móvel pode trazer para a aprendizagem dos estudantes. Na disciplina de História, em que a investigação e a pesquisa responsável assumem um papel preponderante, saber utilizar as tecnologias móveis para ter acesso à informação, adquirir conhecimentos e desenvolver competências, é fundamental. Neste sentido, pretendo, com este Relatório de Estágio, demonstrar de que forma o Smartphone foi utilizado pelos alunos da turma do 9.º ano que acompanhei numa escola básica do concelho de Sintra, para benefício das suas aprendizagens e da consolidação dos conteúdos lecionados na aula de História.