Publicação

Os rendimentos de substituição e a sua tutela administrativa : (algumas considerações)

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Primeiro, é assumida a incompletude do ordenamento jurídico da segurança social e a consequente necessidade de recurso a áreas do Direito teórica e normativamente mais desenvolvidas sem que tal constitua obstáculo à organização de um edifício jurídico com contornos próprios. Depois, retoma-se a questão da presença dos direitos subjectivos públicos na segurança social e sua relevância na ampliação da esfera jurídica individual. Sequencialmente, dá-se uma breve nota da estadualização da colectividade e da socialização do Estado - no âmbito do princípio da socialidade - como superação da concepção liberal da separação da sociedade e do Estado na consecução dos interesses protegidos (dignidade da pessoa) dada a expansão das funções sociais do Estado moderno. De seguida, aborda-se um instituto com particular relevo na preservação dos interesses e consolidação dos direitos quer privados quer públicos no âmbito do seguro social – a sub-rogação legal com transmissão de obrigações prestacionais quando há responsabilidade de terceiros. Finalmente, descreve-se uma figura jurídica aparentemente próxima da sub-rogação – a substituição tributária - e da subsequente liquidação oficiosa pela sua relevância na obrigação contributiva.
Autores principais:Conceição, Apelles J. B
Assunto:Direito do trabalho
Ano:2023
País:Portugal
Tipo de documento:artigo
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Universidade de Lisboa
Idioma:português
Origem:Repositório da Universidade de Lisboa
_version_ 1869346262506012672
author Conceição, Apelles J. B
author_facet Conceição, Apelles J. B
author_role author
contributor_name_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Conceição, Apelles J. B\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Conceição, Apelles J. B
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2023-01-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2024-04-22T22:39:27Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2024-04-22T22:39:27Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Direito do trabalho
datacite.titles.title.fl_str_mv Os rendimentos de substituição e a sua tutela administrativa : (algumas considerações)
Replacement income and its administrative guardianship : (some considerations)
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
dc.creator.none.fl_str_mv Conceição, Apelles J. B
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2023-01-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-22T22:39:27Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2024-04-22T22:39:27Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/64535
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Direito do trabalho
dc.title.fl_str_mv Os rendimentos de substituição e a sua tutela administrativa : (algumas considerações)
Replacement income and its administrative guardianship : (some considerations)
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
description Primeiro, é assumida a incompletude do ordenamento jurídico da segurança social e a consequente necessidade de recurso a áreas do Direito teórica e normativamente mais desenvolvidas sem que tal constitua obstáculo à organização de um edifício jurídico com contornos próprios. Depois, retoma-se a questão da presença dos direitos subjectivos públicos na segurança social e sua relevância na ampliação da esfera jurídica individual. Sequencialmente, dá-se uma breve nota da estadualização da colectividade e da socialização do Estado - no âmbito do princípio da socialidade - como superação da concepção liberal da separação da sociedade e do Estado na consecução dos interesses protegidos (dignidade da pessoa) dada a expansão das funções sociais do Estado moderno. De seguida, aborda-se um instituto com particular relevo na preservação dos interesses e consolidação dos direitos quer privados quer públicos no âmbito do seguro social – a sub-rogação legal com transmissão de obrigações prestacionais quando há responsabilidade de terceiros. Finalmente, descreve-se uma figura jurídica aparentemente próxima da sub-rogação – a substituição tributária - e da subsequente liquidação oficiosa pela sua relevância na obrigação contributiva.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format article
fulltext.url.fl_str_mv https://repositorio.ulisboa.pt/bitstreams/83438f7b-bccf-429c-842e-cd6d1b8d97fc/download
id ul_ac6980b0f33ddbf49d702dc45dc080ea
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/64535
inst_facet_str urn:organizationAcronym:ul{{{_:::_}}}Universidade de Lisboa
instacron_str ul
institution Universidade de Lisboa
instname_str Universidade de Lisboa
language por
network_acronym_str ul
network_name_str Repositório da Universidade de Lisboa
oai_identifier_str oai:repositorio.ulisboa.pt:10451/64535
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ul
person_str_mv Conceição, Apelles J. B
publishDate 2023
repo_facet_str urn:repositoryAcronym:ul{{{_:::_}}}Repositório da Universidade de Lisboa
reponame_str Repositório da Universidade de Lisboa
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ul
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ul
spelling porpt_PTPrimeiro, é assumida a incompletude do ordenamento jurídico da segurança social e a consequente necessidade de recurso a áreas do Direito teórica e normativamente mais desenvolvidas sem que tal constitua obstáculo à organização de um edifício jurídico com contornos próprios. Depois, retoma-se a questão da presença dos direitos subjectivos públicos na segurança social e sua relevância na ampliação da esfera jurídica individual. Sequencialmente, dá-se uma breve nota da estadualização da colectividade e da socialização do Estado - no âmbito do princípio da socialidade - como superação da concepção liberal da separação da sociedade e do Estado na consecução dos interesses protegidos (dignidade da pessoa) dada a expansão das funções sociais do Estado moderno. De seguida, aborda-se um instituto com particular relevo na preservação dos interesses e consolidação dos direitos quer privados quer públicos no âmbito do seguro social – a sub-rogação legal com transmissão de obrigações prestacionais quando há responsabilidade de terceiros. Finalmente, descreve-se uma figura jurídica aparentemente próxima da sub-rogação – a substituição tributária - e da subsequente liquidação oficiosa pela sua relevância na obrigação contributiva.application/pdfpt_PTOs rendimentos de substituição e a sua tutela administrativa : (algumas considerações)AlternativeTitlept_PTReplacement income and its administrative guardianship : (some considerations)Conceição, Apelles J. BHostingInstitutionOrganizationalRepositório Científico de Acesso Aberto da ULisboae-mailmailto:repositorio@ulisboa.ptrepositorio@ulisboa.ptISSNIsPartOf2184-88152024-04-22T22:39:27Z20232023-01-01T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10451/64535http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessDireito do trabalho1799583 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501journal articlehttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://repositorio.ulisboa.pt/bitstreams/83438f7b-bccf-429c-842e-cd6d1b8d97fc/downloadRevista Internacional de Direito do TrabalhoAno 3, n.º 4 (Maio 2023), 2184-8815. - p. 105-160105160
spellingShingle Os rendimentos de substituição e a sua tutela administrativa : (algumas considerações)
Conceição, Apelles J. B
Direito do trabalho
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Direito do trabalho
title Os rendimentos de substituição e a sua tutela administrativa : (algumas considerações)
title_full Os rendimentos de substituição e a sua tutela administrativa : (algumas considerações)
title_fullStr Os rendimentos de substituição e a sua tutela administrativa : (algumas considerações)
title_full_unstemmed Os rendimentos de substituição e a sua tutela administrativa : (algumas considerações)
title_short Os rendimentos de substituição e a sua tutela administrativa : (algumas considerações)
title_sort Os rendimentos de substituição e a sua tutela administrativa : (algumas considerações)
topic Direito do trabalho
topic_facet Direito do trabalho
url http://hdl.handle.net/10451/64535
visible 1