Publicação
Representações sociais de encarregados de educação e docentes de várias áreas curriculares acerca da Educação Física
| Resumo: | A Educação Física possui uma elevada relevância na escola e na sociedade, por adotar uma perspetiva metodológica de ensino e aprendizagem que permite influenciar os jovens em períodos decisivos da sua vida, contribuindo, não apenas para a sua saúde e bem-estar físico, mas também para o desenvolvimento da sua personalidade, nas dimensões sócio-afetiva, motora, moral e cognitiva. Não obstante, constata-se atualmente uma desvalorização generalizada da Educação Física no contexto escolar. Para compreender melhor este paradigma, o presente estudo teve como objetivo primordial conhecer as representações sociais que os encarregados de educação e os docentes de outras áreas curriculares têm acerca da Educação Física. A metodologia escolhida para o estudo recaiu no paradigma qualitativo, com o recurso à análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas realizadas a dez Encarregados de Educação e dez docentes de outras áreas curriculares que não Educação Física do Distrito de Aveiro. Como resultado da análise das categorias evidenciadas pela análise de conteúdo, constatou-se que a Educação Física é identificada como disciplina curricular de desenvolvimento de aptidões físicas e desportivas, no contexto escolar, que promove a saúde e bem-estar dos alunos. Também foi possível concluir que na sua larga maioria tanto os Encarregados de Educação como os docentes consideram a Educação Física muito importante devido à sua associação à promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis, bem como ao desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas, de perceção sensorial, de responsabilidade e solidariedade. E assim sendo, concordam com a sua obrigatoriedade e defendem que a carga horária deveria ser aumentada. Apesar da disciplina de Educação Física ser considerada como fundamental no desenvolvimento nos jovens, a larga maioria dos docentes defende que esta se encontra desvalorizada na comunidade. Conclui-se ainda que os alunos no geral estão motivados para as aulas de Educação Física e que as modalidades coletivas são as atividades preferidas dos alunos, em detrimento das modalidades individuais. Por último, os principais aspetos considerados importantes a melhorar foram na disciplina de Educação Física foram: melhores infraestruturas, aumento da carga horária, intercâmbio escolar, ações de sensibilização para mudar a mentalidade da comunidade. |
|---|---|
| Autores principais: | Claro, Paulo Roberto Simões |
| Assunto: | Escola Educação física Representações sociais Professores Encarregados de educação |
| Ano: | 2014 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | dissertação de mestrado |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
| Idioma: | português |
| Origem: | Repositório da UTAD |
| Resumo: | A Educação Física possui uma elevada relevância na escola e na sociedade, por adotar uma perspetiva metodológica de ensino e aprendizagem que permite influenciar os jovens em períodos decisivos da sua vida, contribuindo, não apenas para a sua saúde e bem-estar físico, mas também para o desenvolvimento da sua personalidade, nas dimensões sócio-afetiva, motora, moral e cognitiva. Não obstante, constata-se atualmente uma desvalorização generalizada da Educação Física no contexto escolar. Para compreender melhor este paradigma, o presente estudo teve como objetivo primordial conhecer as representações sociais que os encarregados de educação e os docentes de outras áreas curriculares têm acerca da Educação Física. A metodologia escolhida para o estudo recaiu no paradigma qualitativo, com o recurso à análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas realizadas a dez Encarregados de Educação e dez docentes de outras áreas curriculares que não Educação Física do Distrito de Aveiro. Como resultado da análise das categorias evidenciadas pela análise de conteúdo, constatou-se que a Educação Física é identificada como disciplina curricular de desenvolvimento de aptidões físicas e desportivas, no contexto escolar, que promove a saúde e bem-estar dos alunos. Também foi possível concluir que na sua larga maioria tanto os Encarregados de Educação como os docentes consideram a Educação Física muito importante devido à sua associação à promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis, bem como ao desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas, de perceção sensorial, de responsabilidade e solidariedade. E assim sendo, concordam com a sua obrigatoriedade e defendem que a carga horária deveria ser aumentada. Apesar da disciplina de Educação Física ser considerada como fundamental no desenvolvimento nos jovens, a larga maioria dos docentes defende que esta se encontra desvalorizada na comunidade. Conclui-se ainda que os alunos no geral estão motivados para as aulas de Educação Física e que as modalidades coletivas são as atividades preferidas dos alunos, em detrimento das modalidades individuais. Por último, os principais aspetos considerados importantes a melhorar foram na disciplina de Educação Física foram: melhores infraestruturas, aumento da carga horária, intercâmbio escolar, ações de sensibilização para mudar a mentalidade da comunidade. |
|---|