Publicação
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
| Resumo: | O presente relatório pretende ser uma análise do decorrido da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2020/2021, inserida no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este decorreu no Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, lecionando numa turma do curso de Línguas e Humanidades do décimo ano letivo. O nosso estágio teve a duração de um ano letivo, onde pretendia potencializar as vivências de um professor, permitindo a integração do estudante estagiário no meio educativo, possibilitando, assim, a transição de aluno para professor, consciencializando e elucidando para a realidade vivida na escola. O estágio é, sem dúvida, uma base de peso no processo de formação de futuros docentes, uma vez que é a componente de cariz mais prático que dá oportunidade aos alunos de interagirem com crianças e adultos dando-lhes uma perceção mais próxima da realidade prática com o objetivo de complementar os seus conhecimentos teóricos. Neste documento estão relatados todos os processos, trabalhos e atividades realizadas durante todo o percurso. Toda esta situação de aprendizagem permitiu com que, de facto, desenvolvesse características que me tornam melhor professor, desde a relação com os alunos, como com todo o meio educativo, sendo, deste modo, um forte contributo para a construção da identidade pessoal de futuro docente. |
|---|---|
| Autores principais: | Gomes, José Manuel Leite |
| Assunto: | Escola Prática de Ensino Supervisionada |
| Ano: | 2021 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | dissertação de mestrado |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
| Idioma: | português |
| Origem: | Repositório da UTAD |
| Resumo: | O presente relatório pretende ser uma análise do decorrido da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo 2020/2021, inserida no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este decorreu no Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, lecionando numa turma do curso de Línguas e Humanidades do décimo ano letivo. O nosso estágio teve a duração de um ano letivo, onde pretendia potencializar as vivências de um professor, permitindo a integração do estudante estagiário no meio educativo, possibilitando, assim, a transição de aluno para professor, consciencializando e elucidando para a realidade vivida na escola. O estágio é, sem dúvida, uma base de peso no processo de formação de futuros docentes, uma vez que é a componente de cariz mais prático que dá oportunidade aos alunos de interagirem com crianças e adultos dando-lhes uma perceção mais próxima da realidade prática com o objetivo de complementar os seus conhecimentos teóricos. Neste documento estão relatados todos os processos, trabalhos e atividades realizadas durante todo o percurso. Toda esta situação de aprendizagem permitiu com que, de facto, desenvolvesse características que me tornam melhor professor, desde a relação com os alunos, como com todo o meio educativo, sendo, deste modo, um forte contributo para a construção da identidade pessoal de futuro docente. |
|---|