Publicação
Educação Física, desporto e sedentarismo: estudo com jovens dos 15 aos 18 anos no concelho de Tondela
| Resumo: | O estudo teve como objetivo identificar o nível de prática de atividade física e desportiva dos jovens de ambos os géneros, de idades compreendidas entre 15 e 18 anos e sua relação com os fatores biológicos e demográfico, socioculturais, psicológicos e emocionais, comportamentais e ambientais. A amostra é constituída por 299 adolescentes (118 do género masculino e 181 do género feminino), inscritos na disciplina de Educação Física, a frequentar o ensino secundário no concelho de Tondela. Os dados foram recolhidos através de questionário. Foram selecionadas as variáveis atividade física, variáveis de âmbito demográfico e biológico, variáveis socioculturais, variáveis psicológicas e emocionais, ambientais e comportamentais. Conclusões: Apenas 34,8% dos alunos pratica regularmente atividade física extracurricular, os restantes 65,2% dos alunos, a única atividade física regular que praticam é na aula de Educação Física. Os rapazes praticam mais atividade física que as raparigas e a prática de atividade física tende a reduzir com a idade. Pertencer ao estatuto socioeconómico elevado é determinante da prática de atividade física. A prática de atividade física regular da mãe está fortemente associada à participação dos jovens destas idades de ambos os géneros em atividades físicas e desportivas. A prática regular dos irmãos mais velhos não influencia a prática dos irmãos mais novos, o mesmo não se verificando com a prática dos amigos, que influencia de forma significativa. Os principais agentes de incentivo à prática regular são: os pares, seguidos da família e do professor de Educação Física. As companhias mais escolhidas para a prática são: os amigos, seguido do “só” e por fim da família. Ambos os géneros se sentem incentivados a praticar atividades físicas e desportivas. Os alunos que praticam AFD extracurricular são os que manifestam gostar mais de praticar e se apresentam mais satisfeitos com a sua prática. Os rapazes gostam mais de praticar, gostam mais da disciplina de Educação Física e estão mais satisfeitos com a sua prática, do que as raparigas. A disciplina de Educação Física é do agrado da maioria dos alunos. Os maiores benefícios da atividade física, identificados pelos alunos, são: a saúde, melhoria da condição física e divertimento. As razões mais apontadas para a prática de atividade física são: melhoria da condição física, gosto pessoal pela prática e divertimento. As razões mais apontadas para a não prática de atividade física são: falta de tempo, incompatibilidade de horário e cansaço. As atividades a que dedicam mais tempo nos períodos de lazer são: ver televisão, ouvir música, falar com amigos e estudar. As atividades a que se dedicam mais nos períodos de lazer são predominantemente sedentárias. Dos alunos que só praticam na aula de Educação Física nenhum cumpre com as recomendações de saúde pública. Os alunos participam pouco no Desporto Escolar e nas atividades desportivas escolares extracurriculares organizadas pelo grupo de Educação Física. |
|---|---|
| Autores principais: | Riquito, Sandra Sofia de Figueiredo |
| Assunto: | Educação física Desporto Sedentarismo |
| Ano: | 2016 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | dissertação de mestrado |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
| Idioma: | português |
| Origem: | Repositório da UTAD |
| Resumo: | O estudo teve como objetivo identificar o nível de prática de atividade física e desportiva dos jovens de ambos os géneros, de idades compreendidas entre 15 e 18 anos e sua relação com os fatores biológicos e demográfico, socioculturais, psicológicos e emocionais, comportamentais e ambientais. A amostra é constituída por 299 adolescentes (118 do género masculino e 181 do género feminino), inscritos na disciplina de Educação Física, a frequentar o ensino secundário no concelho de Tondela. Os dados foram recolhidos através de questionário. Foram selecionadas as variáveis atividade física, variáveis de âmbito demográfico e biológico, variáveis socioculturais, variáveis psicológicas e emocionais, ambientais e comportamentais. Conclusões: Apenas 34,8% dos alunos pratica regularmente atividade física extracurricular, os restantes 65,2% dos alunos, a única atividade física regular que praticam é na aula de Educação Física. Os rapazes praticam mais atividade física que as raparigas e a prática de atividade física tende a reduzir com a idade. Pertencer ao estatuto socioeconómico elevado é determinante da prática de atividade física. A prática de atividade física regular da mãe está fortemente associada à participação dos jovens destas idades de ambos os géneros em atividades físicas e desportivas. A prática regular dos irmãos mais velhos não influencia a prática dos irmãos mais novos, o mesmo não se verificando com a prática dos amigos, que influencia de forma significativa. Os principais agentes de incentivo à prática regular são: os pares, seguidos da família e do professor de Educação Física. As companhias mais escolhidas para a prática são: os amigos, seguido do “só” e por fim da família. Ambos os géneros se sentem incentivados a praticar atividades físicas e desportivas. Os alunos que praticam AFD extracurricular são os que manifestam gostar mais de praticar e se apresentam mais satisfeitos com a sua prática. Os rapazes gostam mais de praticar, gostam mais da disciplina de Educação Física e estão mais satisfeitos com a sua prática, do que as raparigas. A disciplina de Educação Física é do agrado da maioria dos alunos. Os maiores benefícios da atividade física, identificados pelos alunos, são: a saúde, melhoria da condição física e divertimento. As razões mais apontadas para a prática de atividade física são: melhoria da condição física, gosto pessoal pela prática e divertimento. As razões mais apontadas para a não prática de atividade física são: falta de tempo, incompatibilidade de horário e cansaço. As atividades a que dedicam mais tempo nos períodos de lazer são: ver televisão, ouvir música, falar com amigos e estudar. As atividades a que se dedicam mais nos períodos de lazer são predominantemente sedentárias. Dos alunos que só praticam na aula de Educação Física nenhum cumpre com as recomendações de saúde pública. Os alunos participam pouco no Desporto Escolar e nas atividades desportivas escolares extracurriculares organizadas pelo grupo de Educação Física. |
|---|