Publicação
A integração das tecnologias de informação e comunicação no contexto de trabalho de projeto: relatos de estágio no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
| Resumo: | O presente Relatório Final de Estágio intitulado “A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto de trabalho de projeto: Relatos de Estágio no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico” centra-se no relato da minha prática de ensino supervisionada, no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, que decorreu no 4º, 5º e 6º anos de escolaridade, no âmbito do Curso de Mestrado Em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Este trabalho dá um enfoque especial à questão da integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e de aprendizagem, mais concretamente na forma como elas foram utilizadas no contexto do Estágio que realizei. Para além disso, foi também dada relevância ao trabalho de projeto, desenvolvido no âmbito da Área de Projeto e onde as TIC tiveram um papel central. Esta escolha deve-se principalmente à experiência vivida no estágio do 1º Ciclo do Ensino Básico, pois as TIC eram muito utilizadas no decorrer das aulas, particularmente o quadro interativo multimédia. No estágio realizado no 2º Ciclo do Ensino Básico, devido à experiência positiva na utilização das TIC no 1º Ciclo do Ensino Básico, decidi também utilizar as TIC como suporte ao processo de ensino e de aprendizagem, e rapidamente verifiquei que estas eram uma fonte de motivação para os alunos. Daí ter surgido a necessidade de aprofundar os meus conhecimentos acerca do assunto. Devido, ainda, à minha prática no 1º Ciclo do Ensino Básico constatei que na área curricular não disciplinar Área de Projeto, e pela metodologia utilizada, Metodologia de Trabalho de Projeto, os alunos tinham oportunidade de aprender os conteúdos das diferentes áreas disciplinares através de um trabalho mais autónomo e participado por eles, pois partia-se das suas curiosidades, dúvidas e interesses. Depois de um trabalho de pesquisa e seleção de informação em diferentes fontes, nomeadamente a Internet, organizavam a informação em grupos, partilhando depois o que tinham aprendido com os restantes colegas. Ou seja, verifiquei que era uma área com muitas potencialidades ao nível do envolvimento do aluno no processo de ensino e de aprendizagem, e foi por essa razão que decidi também aprofundar os meus saberes sobre o Trabalho de Projeto e as suas metodologias. |
|---|---|
| Autores principais: | Barros, Sofia Maria Silva |
| Assunto: | Tecnologias da informação e comunicação Metodologia Trabalho de projeto Ensino básico 1º ciclo Ensino básico 2º ciclo |
| Ano: | 2016 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | dissertação de mestrado |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro |
| Idioma: | português |
| Origem: | Repositório da UTAD |
| Resumo: | O presente Relatório Final de Estágio intitulado “A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto de trabalho de projeto: Relatos de Estágio no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico” centra-se no relato da minha prática de ensino supervisionada, no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, que decorreu no 4º, 5º e 6º anos de escolaridade, no âmbito do Curso de Mestrado Em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Este trabalho dá um enfoque especial à questão da integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e de aprendizagem, mais concretamente na forma como elas foram utilizadas no contexto do Estágio que realizei. Para além disso, foi também dada relevância ao trabalho de projeto, desenvolvido no âmbito da Área de Projeto e onde as TIC tiveram um papel central. Esta escolha deve-se principalmente à experiência vivida no estágio do 1º Ciclo do Ensino Básico, pois as TIC eram muito utilizadas no decorrer das aulas, particularmente o quadro interativo multimédia. No estágio realizado no 2º Ciclo do Ensino Básico, devido à experiência positiva na utilização das TIC no 1º Ciclo do Ensino Básico, decidi também utilizar as TIC como suporte ao processo de ensino e de aprendizagem, e rapidamente verifiquei que estas eram uma fonte de motivação para os alunos. Daí ter surgido a necessidade de aprofundar os meus conhecimentos acerca do assunto. Devido, ainda, à minha prática no 1º Ciclo do Ensino Básico constatei que na área curricular não disciplinar Área de Projeto, e pela metodologia utilizada, Metodologia de Trabalho de Projeto, os alunos tinham oportunidade de aprender os conteúdos das diferentes áreas disciplinares através de um trabalho mais autónomo e participado por eles, pois partia-se das suas curiosidades, dúvidas e interesses. Depois de um trabalho de pesquisa e seleção de informação em diferentes fontes, nomeadamente a Internet, organizavam a informação em grupos, partilhando depois o que tinham aprendido com os restantes colegas. Ou seja, verifiquei que era uma área com muitas potencialidades ao nível do envolvimento do aluno no processo de ensino e de aprendizagem, e foi por essa razão que decidi também aprofundar os meus saberes sobre o Trabalho de Projeto e as suas metodologias. |
|---|