Autor(es):
Silvestre, Ana Isabel ; Jacinto, Hélia ; Carreira, Susana ; Serrazina, Lurdes ; Santos, Elvira Maria ; Pires, Manuel Vara ; Amado, Nélia ; Ferreira, Rosa Tomás ; Martins, Cristina ; Castro, Joana
Data: 2022
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/25846
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Valores em educação matemática; Aprendizagem; Empenho e motivação; Bem-estar
Descrição
Este artigo reporta um estudo em que se pretendeu identificar e discutir os aspetos que os professores de matemática valorizam na aprendizagem desta disciplina. Foram inquiridos, por meio de um questionário eletrónico, 113 professores a lecionar no 7.º e/ou no 10.º ano de escolaridade em escolas públicas de todo o país. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa e recorreu a uma análise de conteúdo para categorizar as respostas dos participantes. Num único item de resposta aberta solicitou-se a indicação de três aspetos que, na perspetiva do inquirido, são os mais importantes na aprendizagem da matemática. Os autores desenvolveram e operacionalizaram um protocolo de codificação baseado num quadro de análise pré-existente. Os resultados evidenciam que os dois valores mais frequentes são o Empenho e Motivação e o Bem-estar. Observou-se, assim, uma tendência para a valorização de aspetos que remetem para um forte investimento do próprio aluno na sua aprendizagem. Ficou evidente a relevância atribuída pelos professores ao Bem-Estar dos alunos, caraterizando-se pela valorização das relações entre o aluno e o professor e entre o aluno e a família. Discutem-se implicações destes resultados para a formação de professores e o desenvolvimento curricular, considerando o momento atual de alteração curricular.