Author(s):
Silvestre, Ana Isabel ; Jacinto, Hélia ; Serrazina, Lurdes ; Amado, Nélia ; Carreira, Susana ; Santos, Elvira Maria ; Ferreira, Rosa Tomás ; Martins, Cristina ; Pires, Manuel Vara ; Castro, Joana
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/29113
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Valores em Educação Matemática; Motivação e dedicação; Bem-estar; Currículo e organização da escola; Ensino; Aprendizagem; Values in Mathematics Education; Motivation and commitment; Well-being; Curriculum and school organization; Teaching; Learning; Research Subject Categories::MATHEMATICS
Description
Este artigo apresenta o primeiro estudo alargado realizado em Portugal onde se identificam e discutem aspetos que os professores de matemática mais valorizam no ensino e na aprendizagem desta disciplina. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa e recorreu a uma análise de conteúdo para categorizar as respostas dos participantes, obtidas através de um questionário eletrónico. Foram inquiridos 113 professores de matemática, a lecionar no 7.º e/ou no 10.º ano de escolaridade, acerca dos três aspetos que consideravam mais importantes no ensino e na aprendizagem da matemática. Os autores desenvolveram e operacionalizaram um protocolo de codificação baseado num quadro de análise pré-existente. Os resultados mostram que os professores inquiridos valorizam essencialmente três aspetos – a Motivação e dedicação, o Bem-estar, e Currículo e organização da escola. Isto sugere uma forte tendência para valorizar, por um lado, aspetos que responsabilizam o aluno pela sua própria aprendizagem (e.g., motivação e atenção) e, por outro, aspetos exteriores ao professor (e.g., currículo). Por fim, discutem-se implicações destes resultados para a formação de professores e o desenvolvimento curricular, considerando o momento atual de alterações curriculares em Portugal.