Document details

Estratégias de ensino-aprendizagem na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa num curso de medicina

Author(s): Pinheiro, Alina Maria Núñez ; Britto, Daniel Girão ; Rocha, Anne Karoline Araújo ; Fernandes, Camila ; Bachur, Tatiana Paschoalette Rodrigues ; Aragão, Gislei Frota

Date: 2020

Origin: Oasisbr

Subject(s): Educação médica. Educação superior. Materiais de ensino.


Description

As metodologias ativas de ensino-aprendizagem são estratégias para integração de saberes e promoção de atitude crítica e reflexiva no ensino superior, podendo ser utilizadas em atividades de monitoria acadêmica, constituindo-se como um instrumento facilitador da compreensão e produção do conhecimento. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de monitores de um programa de monitoria acadêmica com a utilização de metodologias ativas na disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa (MAD) no terceiro semestre do curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará. No processo de avaliação da disciplina, verificou-se que as metodologias ativas de ensino-aprendizagem permitiram um melhor processo de significação e de aprendizagem para os discentes. Conclui-se que a atividade de monitoria funciona como um complemento à teoria ministrada em sala de aula que necessita de uma abordagem clara, simples e dinâmica para contribuir efetivamente com o melhor aproveitamento dos conhecimentos teórico-práticos abordados na disciplina. 

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents