Autor(es):
Nab, Abalanteia ; Nunes, Andreia ; Ramos, José ; Café, Magda ; Santos, Margarida ; Claudino, Maria Beatriz ; Baeta, Tânia ; Sousa, Vítor ; Camacho, George ; Linhares, Elisabete
Data: 2022
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/4232
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Assunto(s): educadores ambientais; práticas de educação ambiental; Parque Ambiental de Santa Margarida; visita de estudo
Descrição
O presente trabalho foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Pedago-gia da Educação Ambiental (do 3.º ano) do curso de Licenciatura em Educa-ção Ambiental e Turismo de Natureza e resulta da implementação e análise de uma visita de estudo realizada ao Parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância. A atividade foi planeada de acordo com os momentos de pré-visita, visita e pós-visita. A escolha desta abordagem didática, na formação de futuros educadores ambientais, decorre do seu potencial na sensibilização para a importância da biodiversidade, preservação dos ecossistemas e recolha de dados. Teve por objetivos: promover conhecimentos científicos (relacionados com a ecoteca, espécies vegetais e animais), atitudes (curiosidade, respeito pelos outros e pela natureza e envolvimento nas tarefas), raciocínio (formula-ção de questões pertinentes, analisar e interpretar informações), comunicação e planear uma visita de estudo. Na fase de pré-visita, as informações recolhi-das sobre o local a visitar permitiram, a cada grupo de trabalho, elaborar um questionário no Google Forms. Durante a visita, cada participante tinha que responder ao questionário de cada grupo, com o objetivo de registar as obser-vações e as informações obtidas durante o percurso guiado pelos técnicos do local. No pós-visita, os estudantes analisaram as respostas dos questionários e procederam à elaboração de um póster de divulgação para ser apresentado num encontro. Com este trabalho foi possível compreender melhor como pla-near e dinamizar uma visita de estudo. O contacto com o contexto real facilita a compreensão dos fenómenos em estudo, desperta a curiosidade e permite um maior envolvimento dos aprendentes, evidenciados através das questões que foram sendo colocadas aos técnicos do parque. As respostas dadas aos questi-onários permitiram aferir que foram realizadas aprendizagens sobre o local, tais como: conhecer algumas plantas aromáticas e medicinais do parque e o ciclo de vida das borboletas.