Autor(es): Sousa, Joana Raquel Faria ; Pacheco, José Augusto ; Morgado, José Carlos ; Viana, Isabel Carvalho
Data: 2020
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/64431
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Autor(es): Sousa, Joana Raquel Faria ; Pacheco, José Augusto ; Morgado, José Carlos ; Viana, Isabel Carvalho
Data: 2020
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/64431
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
[Extrato] A crescente complexidade social que se faz sentir nas escolas exige uma organização racional e flexível, nos sistemas educativos, que permita o desenvolvimento da sociedade coeva. O respeito pela complexidade das práticas educativas implica que as reformas acompanhem e, sobretudo, fomentem a capacidade de resposta aos desafios impostos. Ao invés da busca pela redução da complexidade, urge a análise da realidade complexa, o debate e, consequentemente, uma disponibilidade para a transformação, com a consciência de que as incertezas e os riscos fazem parte do processo.