Autor(es):
Mateus, Dina ; Galacho, Cristina ; Dinis, Maria Alzira ; Teixeira, Margarida Ribau ; Viegas, Laura Maria ; Gaspar, Marcelo ; Pardal, Ana Cristina ; Manteigas, Vítor ; Moreira, Anabela Mendes
Data: 2024
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/21305
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Ensino superior; Educação; Sustentabilidade; Gestão de resíduos; Economia circular; Gestão de recursos
Descrição
As Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel crucial na educação para a economia circular e gestão sustentável de recursos e resíduos (ECGSRR), cabendo-lhes assegurar a transmissão de conhecimento e valores aos estudantes, que serão os futuros profissionais e decisores. Neste contexto, a missão das IES inclui diagnosticar e enfrentar os desafios ambientais contemporâneos, oferecendo uma formação inovadora que enfatize a responsabilidade ambiental e social e as práticas sustentáveis. O presente estudo tem como objetivo geral identificar e diagnosticar conhecimentos gerais em termos de economia circular e gestão sustentável de recursos e resíduos, por parte dos estudantes das IES portuguesas. Foi desenvolvido no âmbito da Rede Campos Sustentável (RCS) pelo Grupo de Trabalho Economia Circular e Gestão de Resíduos. O instrumento de recolha de informação utilizado foi um questionário elaborado pelo referido grupo de trabalho, estruturado em quatro secções temáticas.