Document details

Análise do efeito biológico de extratos de folhas de Carica papaya na viabilidade e na proliferação de células K562

Author(s): Canteiro, Beatriz ; Mendes, Maria ; Delgadinho, Mariana ; Oliveira, Ketlyn ; Ginete, Catarina ; Gomes, Mário ; Ribeiro, Edna ; Brito, Miguel ; Gomes, Anita Q.

Date: 2023

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/16397

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Carica papaya; Hemoglobina fetal; Anemia falciforme; Compostos naturais; Fetal hemoglobin; Sickle cell disease; Natural compounds; IDI&CA-IPL/2021/EpiCa/ESTeSL; FCT_UIDB/05608/2020; FCT_UIDP/05608/2020


Description

Introdução – A anemia falciforme é uma doença monogénica causada por mutações no gene da β-globina que afeta a estrutura da hemoglobina, sendo associada a diversas complicações clínicas com elevadas taxas de morbilidade e mortalidade. A reativação farmacológica da hemoglobina fetal (HbF) por compostos como a hidroxiureia (HU) é um dos tratamentos atualmente disponíveis; contudo, o seu perfil de segurança e o elevado custo em países subdesenvolvidos limitam a sua utilização. Nesse contexto é essencial estudar novos compostos indutores da HbF com baixa citotoxicidade e que possam estar amplamente disponíveis, como é o caso de extratos de folhas da Carica papaya (CP), uma planta medicinal com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Objetivos – Este estudo pretende avaliar o efeito do extrato metanólico das folhas de CP (EMFCP) em parâmetros biológicos como a proliferação e a viabilidade celular em células K562. Método – As células K562 foram expostas durante 72h ao EMFCP a 500 µg/mL e durante 24 horas ao EMFCP (0,5; 50; 100 µg/mL) e à HU (25 μg/mL). A proliferação e viabilidade celular foram analisadas através da quantificação celular pelo método de exclusão do azul de tripano. Resultados – Os resultados demonstram que a proliferação e a viabilidade celular foram afetadas pelo EMFCP apenas na concentração de 500 µg/mL, não se tendo verificado alteração nestes parâmetros nas restantes concentrações utilizadas. Conclusão – Os resultados mostraram que os EMFCP não são citotóxicos quando incubados em células K562 em concentrações inferiores ou iguais a 100 μg/mL, permitindo assim explorar este composto na avaliação do seu potencial terapêutico no contexto da anemia falciforme.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents