Author(s):
Canteiro, Beatriz ; Mendes, Maria ; Delgadinho, Mariana ; Oliveira, Ketlyn ; Ginete, Catarina ; Gomes, Mário ; Ribeiro, Edna ; Brito, Miguel ; Gomes, Anita Q.
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/16397
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Carica papaya; Hemoglobina fetal; Anemia falciforme; Compostos naturais; Fetal hemoglobin; Sickle cell disease; Natural compounds; IDI&CA-IPL/2021/EpiCa/ESTeSL; FCT_UIDB/05608/2020; FCT_UIDP/05608/2020
Description
Introdução – A anemia falciforme é uma doença monogénica causada por mutações no gene da β-globina que afeta a estrutura da hemoglobina, sendo associada a diversas complicações clínicas com elevadas taxas de morbilidade e mortalidade. A reativação farmacológica da hemoglobina fetal (HbF) por compostos como a hidroxiureia (HU) é um dos tratamentos atualmente disponíveis; contudo, o seu perfil de segurança e o elevado custo em países subdesenvolvidos limitam a sua utilização. Nesse contexto é essencial estudar novos compostos indutores da HbF com baixa citotoxicidade e que possam estar amplamente disponíveis, como é o caso de extratos de folhas da Carica papaya (CP), uma planta medicinal com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Objetivos – Este estudo pretende avaliar o efeito do extrato metanólico das folhas de CP (EMFCP) em parâmetros biológicos como a proliferação e a viabilidade celular em células K562. Método – As células K562 foram expostas durante 72h ao EMFCP a 500 µg/mL e durante 24 horas ao EMFCP (0,5; 50; 100 µg/mL) e à HU (25 μg/mL). A proliferação e viabilidade celular foram analisadas através da quantificação celular pelo método de exclusão do azul de tripano. Resultados – Os resultados demonstram que a proliferação e a viabilidade celular foram afetadas pelo EMFCP apenas na concentração de 500 µg/mL, não se tendo verificado alteração nestes parâmetros nas restantes concentrações utilizadas. Conclusão – Os resultados mostraram que os EMFCP não são citotóxicos quando incubados em células K562 em concentrações inferiores ou iguais a 100 μg/mL, permitindo assim explorar este composto na avaliação do seu potencial terapêutico no contexto da anemia falciforme.