Author(s):
Costa, Ana ; Silva, Ana Cristina ; Soares, Ana Paula ; Vale, Ana Paula ; Aguiar, Cecília ; Alves, Diana ; Gomes, Inês ; Cadime, Irene ; Alçada, Isabel ; Leite, Isabel ; Lopes, João A. ; Veloso, João ; Moats, Louisa ; Mata, Lourdes ; Joshi, Malatesha ; Martins, Margarida Alves ; Ramalho, Margarida ; Silva, Mariana ; Lousada, Marisa ; Martins, Marta ; Moura, Octávio ; Sousa, Otília ; Treiman, Rebecca ; Alves, Rui A. ; Fernandes, Sandra ; Araújo, Susana ; Carreker, Suzanne ; Costa Pereira, Teresa ; Goucha, Tomás
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/63795
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Expressão vocal; Expressão gráfica; Leitura; Escrita; Política educacional
Description
O que é que as ciências sabem sobre o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita em português? Esta foi a pergunta que os editores do manual Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências colocaram a mais de 30 especialistas investigadores. Esta publicação sintetiza as noções fundamentais sobre a alfabetização que um professor alfabetizador moderno deve conhecer; foca a literacia emergente, isto é, aquilo que as crianças podem descobrir sobre a escrita e a leitura antes de chegarem à escola; e discute as dificuldades e as perturbações na aprendizagem da leitura e da escrita. Este manual é, por isso, uma fonte importante de atualização científica para os professores que ensinam a ler e a escrever, os professores do 1º ciclo, e para quem prepara essa aprendizagem, os educadores de infância. É também apropriado para estudantes do Ensino Superior, futuros professores, porque os coloca em contacto com um conjunto de descobertas científicas e conhecimento importantes para uma prática pedagógica fundamentada, destaca a relevância do conhecimento empírico e da sua permanente atualização e, através das sugestões pedagógicas e propostas de atividades, faz a ponte para o dia a dia na sala de aula.